Get Adobe Flash player

Janeiro

Nos terrenos enxutos, já se pode semear sécias, zínias, papoulas, goivos, miosótis e todas as plantas anuais ou de estação. Planta-se quase tudo neste mês. Adubar bem os jardins, para se obterem melhores flores. Colher camélias, violetas, amores perfeitos, jacintos e tulipas.

Fevereiro

Execução de caldeiras em volta das árvores e arbustos, onde se lança estrume que não deve ficar em contacto com as plantas (este estrume é coberto com terra na Primavera). Semear: todas as plantas anuais, cíclames, chagas, cólios, ervilhas-de-cheiro, espargos, gipsofilas, mangericos, sécias.

Março

Semear: papagaios, sécias, cravos, ervilhas-de-cheiro, dálias, perpétuas, goivos, amores prefeitos e crisântemos.

Abril

Concluir a poda das roseiras. Semear relva, girassóis e malmequeres; aparar as sebes e a relva que esteja em pleno desenvolvimento. Plantar andorinhas, begónias, dálias, gladíolos, jarros amarelos, etc., mantendo-se o terreno mais ou menos humedecido, mas sem excesso. Melhorar os solos compactos incorporando-lhes terriços e restos de folhas. Sachar e adubar os talhões das roseiras que se mostrem enfraquecidos.

Maio

Enxofram-se as roseiras, por causa do oídio, e mondam-se os botões para obter flores mais perfeitas. Combate-se o piolho das roseiras e doutras plantas de jardins, com insecticidas de contacto. Neste mês expõe-se ao ar livre as plantas guardadas em estufas e abrigos e semeia-se os cravos que hão-de ser transplantados em Setembro. Semeia-se ainda algumas plantas de jardins, como cinerárias, gotas de sangue, amarantus, begónias, canas floriferas, chagas, sóleos, couves frisadas, cravos, goivos, glicínias, gerânios, heliantos, manjericos e as demais semeadas nos meses anteriores.

Junho

Semear calêndulos,begónias e goivos. Podar os arbustos de floração primaveril. Cortar os caules às plantas que já floriram. Regar, mondar e sachar intensamente.

Julho

Às roseiras cortam-se as rosas murchas, que desfeiam e enfraquecem as plantas. Aparar, sachar e mondar as relvas, as quais precisam de ser regadas abundantemente (2 ou 3 vezes por dia). Semear: amores-perfeitos, calêndulas, cinerárias, bem como as plantas bienais e vivazes de demorada germinação, para serem transplantadas e dispostas no Outono.

Agosto

Durante o mês corrente não pode haver faltas de atenção com a rega, evitando-se que as plantas sofram com a sede. No entanto, o excesso de água é altamente prejudicial. Mudar as cinerárias e amores-perfeitos e regar as roseiras para darem melhores flores no Outono.

Setembro

Proceder à preparação do terriço para aplicar nos canteiros. Com os crisântemos tem-se cuidados especiais, como sejam a monda dos botões e a colocação de tutores.Estas operações são indespensáveis para a obtenção de bons exemplares de flores. Enteram-se os bolbos das tulipas, narcisos e jacintos. Semeiam-se amores prefeitos, assembleias, cravos dobrados, ervilha-de-cheiro, gipsófila, malmequeres anuais, malvaíscos, margaridas, miosótis e papoilas. Colher sementes de quase todas as plantas, quer anuais, quer vivazes.

Outubro

Semear: amores-perfeitos, begónias, cravinas, ervilha-de-cheiro, goivos, malmequeres, miosótis, papoilas. Plantar: açucenas, anémonas, ciclames, jacintos, junquilhos, liríos, narcisos, tulipas e roseiras. Colher dálias e rosas.

Novembro

Conservar o jardim limpo, procedendo à apanha da folhagem caída e aproveitando-a, juntamente com outros restos de plantas, ervas, detritos vários e cinzas para o fabrico de "composto". Podar roseiras e outros arbustos. Depois de podadas pulverizam-se as roseiras com calda bordalesa a 1%.

Dezembro

Prosseguir a preparação dos canteiros e continuar o fabrico de "composto" , iniciados no mês anterior. Semear e/ou plantar: açucenas, angélicas, begónias, camélias, ciclames, gladíolos, goivos, jacintos, lilases, lírios e tlipas. Aparam-se as relvas e semeiam-se ou plantam-se as "calvas" que apresentam os relvados.

Meteorologia

Parcialmente nublado

12°C

Caldas da Rainha

Parcialmente nublado

Humidade: 88%

Vento: 12.87 km/h

  • 26 Nov 2014

    Parcialmente nublado 13°C 9°C

  • 27 Nov 2014

    Parcialmente nublado 15°C 11°C