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A importância das leguminosas na alimentação

A roda dos alimentos sugere uma a duas porções diárias de leguminosas. Está a cumprir a recomendação? São ricas em fibra, ferro e proteína vegetal.

Tem por hábito utilizar leguminosas na confecção dos seus pratos? Se a resposta é não, deve continuar a ler este artigo para perceber todas as vantagens que a sua utilização traz à saúde.


As leguminosas são um pilar essencial na sua alimentação. Ricas em fibra e com baixo teor de gordura, não devem ser deixadas fora do seu prato.


Feijão (preto, branco e vermelho), grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, favas e soja são alguns exemplos de leguminosas e que são bons aliados da sua saúde.


São recomendadas uma a duas porções diárias, ou seja, 4% do número de calorias ingeridas diariamente. O segredo está em variar.

9 BENEFÍCIOS DAS LEGUMINOSAS NA ALIMENTAÇÃO


1.RICAS EM FIBRA


Este tipo de alimentos é rico em fibras solúveis. Isto significa que são bons aliados para o bom funcionamento do seu intestino.


2.PROMOVEM A SACIEDADE


Por serem ricas em fibra, as leguminosas são muito saciantes. Isto faz com que tenham um papel fundamental no controlo do seu apetite. Considere-as!


3.RICAS EM PROTEÍNA 


De origem vegetal, mas ainda assim com elevada importância nutricional. São muito utilizadas na cozinha vegetariana por serem uma das fontes proteicas mais importantes.

Sabia que se misturar leguminosas com fontes de hidratos de carbono complexos como massa, arroz ou batata, consegue um aporte proteico completo?


4.AMIGAS DA SUA CARTEIRA


O feijão, o grão-de-bico, as lentilhas, as ervilhas e as favas têm um preço acessível, mesmo em formatos enlatados. Apenas a soja é um pouco mais dispendiosa.


5.COMBATE À ANEMIA


O seu elevado teor de ferro faz com que devem ser integrados em regimes alimentares de pessoas que estejam a combater uma anemia.


6.BAIXO ÍNDICE GLICÉMICO


As leguminosas têm baixo índ