Batata-doce: 14 benefícios do consumo deste alimento

Na publicação anterior falámos-lhe um pouco sobre a batata-doce e as suas técnicas de cultivo, mas não aprofundámos quais eram os seus benefícios.


Neste post mostramos-lhe os 14 benefícios deste tubérculo.



1. PROTEÇÃO ANTIOXIDANTE


Pela sua riqueza em vitamina C e E, betacaroteno e antocianinas, a batata-doce é um poderoso antioxidante, sendo essencial no combate aos radicais livres e ao stress oxidativo, provocado pelo stress do dia-a-dia, poluição, tabaco, exposição solar e radiação UV.

A intensidade da cor batata-doce é diretamente proporcional ao nível de betacaroteno que esta possui. O maior conteúdo de antioxidantes encontra-se na casca da batata-doce. Todavia, uma vez que a casca é também rica em glicoalcalóides, compostos que afetam o sistema nervoso central e podem provocar danos hemorrágicos, modere o seu consumo.


2. REGULAÇÃO DA GLICEMIA


Devido ao seu menor índice glicémico quando comparado com a batata branca, é uma excelente opção para diabéticos.

No entanto, importa salientar que o método de confeção também influência o índice glicémico. Como tal, prefira métodos culinários como a cozer, preferencialmente, a vapor, ou assar com pouca gordura, recorrendo sempre que possível ao azeite extra virgem, uma gordura saudável que ajudará a aumentar a absorção das vitaminas lipossolúveis pelo organismo.


3. PERDA DE PESO


Devido ao seu elevado teor de fibra e em hidratos de carbono complexos, a batata-doce é um aliado para quem deseja emagrecer, visto que diminui o apetite, promove uma saciedade mais duradoura (diminuindo a ingestão alimentar) e estimula o funcionamento do trânsito intestinal.


4. FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO


Por ser rica em vitaminas A e C, eleva as nossas defesas, garantindo um sistema imunológico forte.


5. GANHO DE MASSA MUSCULAR


Ao fornecer energia de forma lenta para o treino, potencia a queima de gordura e promove o aumento de massa muscular.

Para além disso, promove energia do início ao final do treino. Deve ser sempre acompanhada de proteínas magras.


6. ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL


Por ser rica em beta-criptoxantina, é um alimento altamente anti-inflamatório. Este tipo de alimentos é fundamental na alimentação de doentes com artrite reumatóide, por exemplo.


7. DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO


A batata-doce ajuda a desintoxicar o organismo dos perigos de metais pesados como cádmio, arsénico e mercúrio.


8. PROTECÇÃO DO ESTÔMAGO


Pela riqueza das vitaminas A e B, potássio e betacaroteno, a batata-doce funciona como um calmante, prevenindo e atuando sobre úlceras gástricas.


9. RIQUEZA EM BETACAROTENO


Ricas em betacaroteno, são as melhores amigas de uma pele bonita. Mesmo no que diz respeito a processos de cicatrização. Mantenha-as por perto


10. SAÚDE OFTALMOLÓGICA


São também uma excelente fonte de vitamina A, responsável pela proteção córnea e bom funcionamento da retina e, por isso, fundamental para a boa saúde dos olhos.


11. REGULARIZAÇÃO DA TENSÃO ARTERIAL


É um excelente aliado para a regularização da tensão arterial, especialmente se cozida.


12. PROTEÇÃO ANTI-ENVELHECIMENTO


Devido ao elevado teor em vitamina A, promove a manutenção de uma pele jovem e saudável, prevenindo o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento.


13. PROPRIEDADES CALMANTES


É um ótimo calmante natural, visto que é fonte de magnésio, um mineral anti-stress. Promove o relaxamento e a melhoria do humor, essenciais para o bem-estar total do organismo.


14. PROPRIEDADES ENERGÉTICAS


Para atletas, profissionais ou recreativos, é um ótimo alimento para incluir na refeição pré-treino, pois é um excelente fornecedor de energia e liberta a glicose de forma lenta e faseada, mantendo o organismo alimentado durante todo o treino.

Além disso, é também um excelente aliado na prevenção de caibras.



INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DA BATATA-DOCE


Cada 100g de batata-doce fornece, em média:

  • Valor energético: 118 Kcal

  • Proteína: 1 g

  • Hidratos de carbono: 28 g

  • Lípidos: quantidades vestigiais

  • Fibra: 2,7g

No entanto, importa desmistificar a ideia errada de que a batata-doce é menos calórica do que a comum, pois caloricamente falando, as duas são muito semelhantes.


ALGUNS CUIDADOS A TER COM A BATATA-DOCE


Se não for praticante de atividade física e ultrapassar as doses diárias recomendadas, a batata-doce pode levar a um aumento de peso.

Evite consumi-la frita, evitando o aumento do teor de gordura na confecção.





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