Benefícios do açaí: saiba por que é importante passar a consumir essa fruta



O primeiro ponto positivo do açaí é que é rico em vitaminas C e E, que atuam como fortes antioxidantes. Mas o que isso significa? Bem, como o próprio nome indica, essas moléculas são responsáveis por evitar a oxidação das células, e isso é feito através do combate aos radicais livres, que quando estão em excesso no nosso corpo afetam a parede celular.


É importante ressaltar que esse tipo de problema tem consequências variadas, e entre elas está o possível desenvolvimento de um cancro, já que essa doença começa a partir de células oxidadas. Mas não é só. Por não estarem saudáveis, elas acabam se desgastando mais, o que gera o envelhecimento precoce. Isso sem falar que, de uma forma geral, os agentes antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, o que deixa o corpo livre de doenças.




Alimento é rico em fibras


Outro grande benefício relacionado ao consumo do açaí é que essa fruta é rica em fibras. Isso significa que dá aquela sensação de saciedade que impede que a pessoa coma mais do que necessita. Pois é, é por isso que muita gente substitui a refeição por um grande copo de açaí. Mas as fibras possuem mais uma vantagem: ajudam a regular o intestino, evitando tanto prisão de ventre quanto a diarreia. Com isso, os nutrientes são melhor absorvidos pelo corpo, garantindo que ele continue funcionando bem.


Açaí faz bem para o coração


Muita gente não sabe, mas o açaí também é um ótimo aliado do coração. Isso porque ele possui boas quantidades de antocianina, nutriente responsável pela sua coloração roxa. Essa substância evita a degeneração celular, o que por si só já impede o aparecimento de problemas cardiovasculares. Mas além disso, o açaí é praticamente uma concentração de polifenóis, que por sua vez aumentam o fluxo sanguíneo do coração, permitindo que ele continue saudável e resistente.


Fruta ajuda a tratar distúrbios


Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e canadenses, respectivamente da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de Toronto, mostra que o açaí também pode combater a bipolaridade. A análise chegou à conclusão que o extrato da fruta consegue resolver uma disfunção que ocorre dentro da célula na área responsável por produzir energia para o cérebro. Além disso, a pesquisa revelou que o açaí é indicado para o sistema nervoso de uma forma geral, já que também evita o surgimento de outros distúrbios, além de reduzir a dor de cabeça.


Açaí é um ótimo energético


Sabe aquele estereótipo que diz que quem come açaí também é fissurado por academia? Isso ocorre porque pessoas que praticam exercícios são adeptas do consumo dessa fruta, já que ela dá mais energia ao corpo. Lembrando que ela é muito calórica, o que é bom para quem pratica desportos, mas péssimo para quem quer emagrecer. Se você se enquadra no segundo caso é melhor ir com calma na quantidade ingerida diariamente.


Seu consumo facilita o ciclo menstrual


O açaí é uma fruta rica em sais minerais, possuindo, por exemplo, boas quantidades de ferro e de fósforo. Mas é o seu cálcio que reduz os transtornos das mulheres durante seu ciclo menstrual. Isso porque ele previne sensações incomodas, como cãibras e inchaço. Mas além disso, seus outros nutrientes evitam problemas como a anemia, irritabilidade e até a arritmia.





https://www.conquistesuavida.com.br

2 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM