Como diminuir a pegada ecológica: É urgente fazermos alguma coisa para salvar o planeta

Como diminuir a pegada ecológica representa cada vez mais uma preocupação por parte da população! Estamos a  atingir o limite de recursos renováveis do planeta e isso deve ser uma preocupação bem presente no nosso quotidiano.Embora haja uma consciencialização maior por parte das pessoas do quão importante é adotarmos práticas e comportamentos sustentáveis no nosso dia a dia, é imperativo incutir nas pessoas que estamos a  viver acima das capacidades da terra e que os principais recursos que ela nos oferece são FINITOS! E de quem é a culpa? De  todos nós, que continuamos a respeitar muito pouco o nosso planeta.


É dificil mudarmos os nossos comportamentos de forma a torná-los mais green e friendly? Creio que não, aliás tenho a certeza que não. Alguns comportamentos estão ao alcance de um simples passo. Podemos começar por mudar alguns comportamentos básicos que adotamos no nosso dia a dia e apesar de certamente não conseguirmos reverter toda esta situação de declínio do planeta, podemos com certeza atenuá-la da melhor forma possível  para conseguir um menor impacto no planeta Terra. Alguns comportamentos quase de certeza que já  ouviu falar, mas nunca é demais relembrar e com certeza aprender outros tantos que pode aplicar na sua rotina diária e assim melhorar o meio ambiente. Não deixe para amanhã o que pode começar a fazer já hoje de forma simples e prazerosa.


Comece agora mesmo


1- Evite comprar sacos de plástico. Se os tem em casa, leve-os consigo na sua mala e reutilize-os.


Use também sacos de tecido que tem uma duração muito alargada e  podem ser lavados quando quiser. Pode sempre ir às compras com sacos de tecido bem coloridos para alegrar os seus dias.Pelas suas características estéticas, as bolsas de tecido têm um estilo único, muito diferente dos comuns sacos de  plástico. As bolsas de tecido estão na moda e cada vez mais pessoas escolhem-nos como complemento para ir às compras, trabalhar ou para sair e desfrutar do tempo livre.


2-Compre material reciclado e faça reciclagem;


 reciclagem  dos resíduos que produzimos vai muito  além  da separação de acordo com o tipo de material produzido. Esta actividade  consiste em utilizar objetos considerados “inutilizáveis” e dar-lhes um novo destino. A transformação  em novos produtos prontos para ser consumidos ou utilizados é muito vantajoso. Felizmente,  isso já se tornou uma necessidade a partir do momento em que o homem percebeu a  quantidade  incalculável de benefícios ambientais que essa prática trazia ao nosso planeta .


3-Utilize mais os transportes públicos;


Atualmente andar de carro é algo muito dispendioso.Esta actividade  emite para a atmosfera uma grande quantidade de gases tóxicos como o dióxido de carbono. Uma solução a pensar é partilhar o seu veículo com outras pessoas, reduzindo os  custos de deslocação. Se preferir os transportes públicos, também será uma excelente alternativa.


4-Reduza o consumo de água


Elimine mais hábitos tais como torneiras abertas durante o processo de lavagem dos dentes ou banhos muito demorados. Só estes dois passos farão uma grande diferença.


5-Reduza os consumos energéticos


Evite aquecedores, ventiladores, ar condicionado e  luzes sempre acesas. A electricidade está cara, portanto, deve arranjar alternativas mais económicas e sustentáveis para diminuir o consumo energético.


6- Opte por uma alimentação o mais orgânica possível e produza os seus próprios alimentos biológicos (ver artigo relacionado);


7- Evite os desperdícios alimentares, nunca deite comida fora;


8-Evite compras supérfluas


Cada objeto requer uma quantidade exorbitante de recursos para ser produzido e levado até ao consumidor;


9-Compre usado


Ao adquirir objetos em segunda mão, evita a compra de produtos novos. Consequentemente, todos os recursos que foram gastos desde a etapa de produção até ao seu transporte.


10-Compre localmente


Seja em lojas, mercados ou agricultores locais. Além de conseguir encontrar  produtos sazonais com mais facilidade, estes são mais frescos, com mais sabor e a melhor preço. Ao ajudar a economia local, ajuda o planeta.


11- Faça os seus próprios detergentes caseiros para as suas limpezas.


Para tal use produtos como o bicarbonato de sódio, o limão ou o vinagre. Aproveite e faça também biopesticidas caseiros para combater as pragas da sua horta ou jardim.


12- Faça jardins verticais


Além de tornarem os ambientes bem mais agradáveis, também climatizam, deixando os espaços mais frescos.Os jardins verticais  contribuem para o aumento da biodiversidade, criando habitats para aves e insectos, bem como outros seres vivos. Estes, podem também ajudar a combater a perda de biodiversidade causada pela urbanização. As paredes verdes formadas por este tipo de jardins podem ser usadas para cultivar alimentos, como frutas pequenas, vegetais e ervas.Desta forma, contribuirão para uma um controle sustentável e local de fonte de alimento a um custo mais baixo.


Dicas de como diminuir a  pegada ecológica são sempre bem-vindas!


Em suma, embora possam parecer-lhe  pequenos passos mas certamente irão   garantir um  futuro mais risonho e sustentável para as gerações seguintes. Ora, comece ainda hoje a construir um futuro que todos nos possamos orgulhar! Dicas semelhantes a estas podem ser verdadeiras ajudas num caminho para um planeta mais sustentável. Use-as no seu dia-a-dia!  Green on!








http://acientistaagricola.pt

20 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM