top of page

COMO TER UM CÃO E UM GATO A VIVEREM JUNTOS?


Sabia que poderá ter um cão e um gato a viverem juntos e estes serem bons amigos? É verdade. Existe o mito de que os cães e gatos se detestam e não suportam a companhia um do outro, contudo, não passa disso mesmo, de um mito.


É possível um cão e um gato viverem juntos em harmonia, inclusive, em muitos casos tornam-se melhores amigos. Tal acontece porque o cão e o gato não são inimigos naturais.


Não obstante importa ter em atenção de que esta convivência, apesar de ser possível, tem de ser previamente preparada e requer paciência da sua parte.



Apresentamos algumas dicas para conseguir criar um ambiente especial entre estes dois animais de estimação:


  • A IDADE DO SEU CÃO E DO SEU GATO

Há semelhança do que acontece com o ser humano, os mais pequenos tendem a ter maior respeito pela diferença e, por isso, mais facilmente se relacionam com animais de outras espécies.

Nos gatos, esta fase dura da terceira à oitava semana de vida e, nos cães, até ao 85º dia de vida. Nesse período, todas as experiências ficarão marcadas sendo, por isso, importante que sejam apresentados a outras espécies de forma positiva e segura.


  • O PASSADO DOS ANIMAIS

Quando não se trata de animais bebés, é importante que nenhum dos seus animais tenha vivido alguma situação traumática com outra espécie pois, nesses casos, os laços de confiança são mais difíceis de estabelecer ou reforçar.


  • A DISPONIBILIDADE DOS TUTORES

O sucesso deste relacionamento está diretamente associado à sua disponibilidade. Os tutores devem ter tempo para se dedicarem a controlar e gerir os primeiros dias do cão e do gato juntos. Cabe-lhe também a si saber proteger o animal mais vulnerável.


  • CARATERÍSTICAS DA SUA CASA

É importante manter os animais afastados entre si, pelo menos numa primeira fase. Convém que o ambiente ofereça as condições (dimensões ou organização da casa) necessárias.


CÃES ACEITAM MELHOR OS GATOS DO QUE O CONTRÁRIO

Há vários casos complementados com testemunhos que revelam ser mais fácil incluir um gatinho numa casa que já tenha um cão, do que o contrário. Os gatos são mais territoriais e menos sociais e, muitas vezes, a chegada de um cão pode ser mais difícil de gerir.

Pode treinar com sucesso os dois animais e ensiná-los a conviverem em harmonia. São inúmeros os casos bem sucedidos e é frequente um cão e um gato se tornarem o melhor amigo um do outro.

O ideal é fazer a aproximação entre ambos de forma gradual e mostrar que a experiência é positiva para ambos.


Como?


  • GARANTA QUE O SEU CÃO TEM ESPAÇO PARA SE EXERCITAR