COMO TER UM CÃO E UM GATO A VIVEREM JUNTOS?


Sabia que poderá ter um cão e um gato a viverem juntos e estes serem bons amigos? É verdade. Existe o mito de que os cães e gatos se detestam e não suportam a companhia um do outro, contudo, não passa disso mesmo, de um mito.


É possível um cão e um gato viverem juntos em harmonia, inclusive, em muitos casos tornam-se melhores amigos. Tal acontece porque o cão e o gato não são inimigos naturais.


Não obstante importa ter em atenção de que esta convivência, apesar de ser possível, tem de ser previamente preparada e requer paciência da sua parte.



Apresentamos algumas dicas para conseguir criar um ambiente especial entre estes dois animais de estimação:


  • A IDADE DO SEU CÃO E DO SEU GATO

Há semelhança do que acontece com o ser humano, os mais pequenos tendem a ter maior respeito pela diferença e, por isso, mais facilmente se relacionam com animais de outras espécies.

Nos gatos, esta fase dura da terceira à oitava semana de vida e, nos cães, até ao 85º dia de vida. Nesse período, todas as experiências ficarão marcadas sendo, por isso, importante que sejam apresentados a outras espécies de forma positiva e segura.


  • O PASSADO DOS ANIMAIS

Quando não se trata de animais bebés, é importante que nenhum dos seus animais tenha vivido alguma situação traumática com outra espécie pois, nesses casos, os laços de confiança são mais difíceis de estabelecer ou reforçar.


  • A DISPONIBILIDADE DOS TUTORES

O sucesso deste relacionamento está diretamente associado à sua disponibilidade. Os tutores devem ter tempo para se dedicarem a controlar e gerir os primeiros dias do cão e do gato juntos. Cabe-lhe também a si saber proteger o animal mais vulnerável.


  • CARATERÍSTICAS DA SUA CASA

É importante manter os animais afastados entre si, pelo menos numa primeira fase. Convém que o ambiente ofereça as condições (dimensões ou organização da casa) necessárias.


CÃES ACEITAM MELHOR OS GATOS DO QUE O CONTRÁRIO

Há vários casos complementados com testemunhos que revelam ser mais fácil incluir um gatinho numa casa que já tenha um cão, do que o contrário. Os gatos são mais territoriais e menos sociais e, muitas vezes, a chegada de um cão pode ser mais difícil de gerir.

Pode treinar com sucesso os dois animais e ensiná-los a conviverem em harmonia. São inúmeros os casos bem sucedidos e é frequente um cão e um gato se tornarem o melhor amigo um do outro.

O ideal é fazer a aproximação entre ambos de forma gradual e mostrar que a experiência é positiva para ambos.


Como?


  • GARANTA QUE O SEU CÃO TEM ESPAÇO PARA SE EXERCITAR

Os cães são mais enérgicos do que os gatos. Quanto mais energia o seu cão despender ao longo do dia, mais calmo estará quando estiver ao pé do seu gato.


  • OS OLHOS DO CÃO E DO GATO DEVEM ESTAR AO MESMO NÍVEL

Quando apresentar o seu gato ao seu cão, deve certificar-se de que ambos tenham os olhos ao mesmo nível. Este gesto permitirá manter o controlo da situação e passa a sensação de segurança e conforto para os seus animais de estimação.


  • ELOGIE O SEU CÃO

Segure no seu cão pela coleira e apresente-o ao gato (na caixa de transporte). Sempre que se avistarem, deve elogiar o seu cão e acarinhá-lo. Pode ainda oferecer pequenos snacks saudáveis como recompensa. Desta forma, o cão perceberá que o novo inquilino não é uma ameaça.


  • SEJA PACIENTE

Os gestos indicados neste artigo deverão ser repetidos várias vezes ao dia, durante vários dias seguidos. Só deverá abrir a caixa de transporte do seu gato quando ambos os animais de estimação demonstrarem estar habituados à presença um do outro.

A duração do treino dependerá da personalidade do seu cão e do seu gato e só deve desistir do treino depois de perceber que o seu cão está tranquilo e, eventualmente até gosta, quando o gato aparece.

Se verificar algum traço de agressividade por parte do cão ou do gato, deverá logo terminar o contacto entre ambos e retomar o treino.

  • MIME O SEU GATO

A convivência entre os seus animais de estimação também deverá ser percebida pelo seu gato como vantajosa. Para tal, deve pegar nele ao colo e mimá-lo com carícias, festinhas ou pequenos snacks, principalmente cada vez que o cão se aproximar e ele tiver um comportamento exemplar.


  • DEIXE QUE AMBOS DEFINAM O SEU ESPAÇO

Quando perceber que o convívio entre ambos é possível vá permitindo, aos poucos, que o seu cão fique solto e deixe que os seus animais de estimação definam eles próprios os limites entre ambos. Deve ir com calma e ter em conta que o importante é que progridam um pouco todos os dias.


  • NÃO DEIXE O CÃO TER ACESSO À CAIXA DE AREIA DO GATO

A caixa de areia do gato é um espaço muito pessoal e íntimo. Se permitir esta aproximação, o seu felino ficará stressado e o cão poderá querer comer as fezes dele. Além de ser pouco saudável para o seu cão, este comportamento poderá querer revelar dominância, o que não é favorável para um bom ambiente entre ambos os animais.


  • EVITE QUE TENHAM ACESSO À COMIDA UM DO OUTRO

Tanto o cão como o gato têm o seu alimento específico pelo que comerem a ração um do outro poderá causar doenças e distúrbios alimentares.

Aquando desta situação, também deve evitar alimentar o seu cão e o seu gato ao mesmo tempo, pois as refeições em simultâneo podem desencadear brigas entre os seus animais de estimação.


  • NÃO FIQUE TENSO NA HORA DO TREINO

Durante o treino, deve transmitir a sensação de tranquilidade e confiança. Não deve, em caso algum, passar emoções negativas, de insegurança ou de medo para os seus animais.


  • NÃO DEIXAR O CÃO E O GATO SOZINHOS

Até que tenha a certeza que os seus animais estão confortavelmente sozinhos um com o outro, insista no treino. Só os deixe sozinhos quando notar resultados do treino que, em norma, duram mais ou menos um mês, variando consoante as caraterísticas de cada um. Se perceber que não consegue criar esta harmonia, contacte um profissional especializado em comportamento animal.




https://goldpet.pt

7 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM