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Melancia: benefícios, mitos e verdades

A melancia é considerada uma das frutas mais completas ao organismo. Rica em vitaminas e minerais, contribui para a geração de energia do corpo, hidratação e aumenta a imunidade. Além disso, é capaz de prevenir diversas doenças - entre elas, diabetes, infecção urinária e variados tipos de cancro.

Benefícios comprovados da melancia

  • Aumenta a imunidade

  • Auxilia na hidratação

  • Fonte de energia

  • Tem efeito diurético

  • Previne doenças cardiovasculares e cancro

  • Impede o entupimento de artérias

  • Tem poucas calorias


Aumenta a imunidade: Por ser rica em vitaminas e sais minerais (como ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e magnésio), a melancia previne diversas doenças - desde respiratórias até cardiovasculares e câncer. Assim, reduz as deficiências nutricionais do organismo e, consequentemente, aumenta a imunidade.


Auxilia na hidratação: A melancia tem uma enorme quantidade de água em toda sua composição - mais de 90%.


Fonte de energia: Por conter tantos nutrientes, a melancia é aconselhada por especialistas como fonte de energia. A nutricionista Cindy Cifuente, por exemplo, recomenda o consumo de melancia pós-treino para hidratação e reposição de energia, pois, comparada a bebidas desportivas, a fruta tem mais água e menor quantidade de hidratos de carbono.


Tem efeito diurético: Com sua elevada quantidade de água, a melancia aumenta a produção de urina, tendo um efeito diurético.


Ainda, apresenta propriedades antioxidantes, anti microbianas e anti-inflamatórias. De acordo com Cindy, tais propriedades protegem as células do rim contra lesões oxidativas, inflamações e infecções - processos que poderiam levar à formação de pedra no rim. A nutricionista comenta ainda que a melancia evita tal formação de cálculo renal também por ser capaz de reduzir o pH da urina, como também os níveis de ureia e creatinina no sangue.


Previne doenças cardiovasculares e cancro: De acordo com a nutricionista Marisa Resende Coutinho, a melancia contém vitamina C e licopeno, poderosos antioxidantes que diminuem os riscos de cancro. Cindy complementa afirmando que, por equilibrar as funções do organismo e ter ação antioxidante, anti-inflamatória e analgésica, a fruta também ajuda a combater doenças cardiovasculares (como enfarte e hipertensão).


Impede o entupimento de artérias: A melancia contém carotenóides (tipo de substância química), que auxiliam a prevenir aterogênese, ou seja, formação de placas que ocasionam o entupimento de artérias.


Tem poucas calorias: Segundo a nutricionista Cindy Cifuente, "100g da fruta equivale a apenas 33 calorias". Assim, é uma ótima opção para ser acrescentada na dieta.


Composição da melancia


A melancia é uma fruta rica em água, é 90,7% formado por água. Além disso, apresenta vitaminas e sais minerais como ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio e cálcio; aminoácidos; ácidos graxos insaturados; fibras e carotenóides.



*Percentagem de valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.