A alegria, paciência, sensibilidade, criatividade, empatia e sociabilidade são alguns dos benefícios apontados ao ato de jardinar com os mais pequenos. Outras noções também interiorizadas são a higienização, responsabilidade e rigor científico. Além disso, os mais novos podem promover o conhecimento relativo aos ciclos da Natureza e o respeito pelo meio ambiente. A nível físico, a jardinagem fortalece a imunidade, dado existir um contacto direto com microrganismos, para além do desenvolvimento da motricidade fina e capacidade de concentração.
É importante para a criança perceber que as plantas necessitam de cuidados, e ensinar-lhe isto com a ajuda de truques ou dicas é um momento precioso na comunicação e interação entre pais e filhos. A descoberta de ferramentas alternativas às tradicionais pode ser um jogo divertido, aprendendo a reutilizar certos objetos que temos esquecidos por casa e a reciclar muitos materiais.
Jardins mágicos em miniatura
Em conjunto com a criança, construa um mundo mágico! Seja um deserto com cowboys e índios, um jardim de princesas, uma floresta com duendes e unicórnios, um parque jurássico, ou uma paisagem paradisíaca. Reutilize os bonecos mais pequenos que estejam esquecidos ou aqueles a que queira dar mais destaque.
Material necessário:
Recipientes vários: caixas, terrina, guarda-joias, etc. Se não for apropriado para conter água, deve forrar o interior com um saco de plástico.
Argila expandida, ou, em alternativa, gravilha ou pedrinhas.
Manta geotêxtil (opcional).
Substrato vegetal universal ou para catos.
Plantas robustas, como suculentas ou catos (cuidado com os picos! – usar luvas de jardinagem ou folhas de jornal para pegar nas plantas espinhosas).
Água, que deve ser cuidadosamente manuseada (com um conta-gotas, por exemplo).
Coisas engraçadas feitas por cada um ou em grupo ou brinquedos pequeninos, conforme o gosto da criança.
Passo a passo
Coloque no fundo do recipiente uma camada de pedrinhas.
Tape a camada de pedrinhas com manta geotêxtil cortada ao tamanho do recipiente.
Plante as suculentas ou catos no substrato adequado.
Dê asas à imaginação e construa minúsculas paisagens com pedrinhas decorativas, pequenos galhos, berlindes, areia colorida. E use os bonecos para tornar tudo mais rico e mágico: pequenos animais, princesas, carrinhos… Se preferir, pode desenvolver personagens minúsculas em cartão rígido (cuidado com a água) ou moldar em plasticina.
revistajardins.pt
Comments