Os morangos são por norma, um dos frutos favoritos de todos, especialmente dos mais pequenos.
Saiba mais sobre este frutos e quais os seu benefícios para a saúde.
Os morangos são uma das guloseimas mais populares, refrescantes e saudáveis do planeta.
Quando chega a época mais quente do ano, não há quem não se lembre desta saborosa fruta.
Mas além do seu sabor, os morangos também nos trazem uma série de benefícios para a saúde e estão dentro do grupo dos melhores alimentos com conteúdo antioxidante.
Composição nutricional dos morangos
Os morangos são uma excelente fonte de vitamina C e fornecem uma boa quantidade de folatos e fibra. Estes devem fazer parte de uma alimentação saudável devido ao seu potente efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Por cada 100g de morangos, obtém-se:
Energia: 32 kcal
Hidratos de carbono: 5,1g
Fibras: 2g
Proteínas: 1g
Vitamina C: 58,8mg
Ácido fólico: 24µg
Magnésio: 13mg
Fósforo: 24mg
Potássio: 130mg
Os morangos devem ser brilhantes, com uma cor vermelha brilhante e folhas verdes intactas. Podem ser armazenados no frigorífico entre um a três dias e não devem ser lavados até ao momento do seu consumo.
Recomenda-se que sejam consumidos dentro da sua época sazonal para que os seus atributos nutricionais sejam mantidos.
Os benefícios dos morangos:
1. Prevenção de doenças do coração
O consumo regular de antocianinas, uma classe de flavonóides encontrados neste tipo de bagas, pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% em mulheres jovens e de meia-idade.
O alto teor de polifenóis encontrado nos morangos também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, evitando a acumulação de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.
2. Prevenção de AVC e crescimento tumoral
Os antioxidantes quercetina, kaempferol e antocianinas ajudam a reduzir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais relacionados com os acidentes vasculares cerebrais.
O alto consumo de potássio também está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral.
Como mencionado acima, os morangos contêm poderosos antioxidantes que trabalham contra os radicais livres, inibindo o crescimento tumoral e diminuindo a inflamação no corpo.
3. Melhoria da hipertensão arterial
Devido ao seu elevado teor de potássio, os morangos são recomendados para aquelas com hipertensão arterial para ajudar a negar os efeitos do sódio no organismo.
Uma baixa ingestão de potássio é um fator de risco para o desenvolvimento de pressão arterial elevada da mesma forma que o consumo exagerado de sódio.
4. Controlo da diabetes
Os morangos são um alimento com baixo índice glicémico e alto em fibras, o que ajuda a regular o açúcar no sangue e mantê-lo estável evitando picos de glicemia.
Os indivíduos diabéticos devem ingerir morangos, pois o seu indicie glicémico é inferior a algumas das frutas que estão disponíveis todo o ano, como por exemplo a banana.
5. Protege o feto durante a gravidez
A ingestão de ácido fólico durante o período gestacional é essencial para proteger o bebé contra defeitos no tubo neural.
Os morangos são uma boa fonte de ácido fólico, e por isso devem ser consumidos por mulheres grávidas para assegurar a ingestão adequada desta substância.
6. Ajuda a eliminar a obstipação
Comer alimentos com alto teor de água e fibra ajuda não só a manter a pessoa hidratada, como também ajuda a manter os movimentos intestinais regulares.
A fibra é essencial para minimizar a obstipação e adicionar volume às fezes.
7. Combate alergias e asma
Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina, o consumo de morangos pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias.
Vários estudos já demostraram que a incidência de asma é menor com uma alta ingestão de certos nutrientes, estando a vitamina C no topo da lista.
https://www.vidaativa.pt
Comentários