Porque é que os cuidados com as árvores são tão importantes

A poda favorece o crescimento da planta, a produção de novos rebentos e evita doenças e infeções fúngicas. A época e a técnica de poda adequadas são fundamentais. A poda provoca na planta uma ferida que deve ser cuidada para evitar a penetração de germes.

Dicas


1. Quando é que se deve podar?


A melhor época para podar as plantas lenhosas é fevereiro/março, depois de as geadas mais intensas terem passado. Uma poda prematura reduziria a resistência das plantas lenhosas às geadas. As árvores que não foram podadas suportam melhor o inverno do que as que foram podadas antes das geadas. Em geral só se deve podar em dias sem geada. Dependendo do clima, muitos arbustos e árvores podem já ter lançado uma grande quantidade de botões em março, pelo que se poderão perder se a poda for efetuada demasiado tarde.


2. A técnica de poda adequada


Se só forem cortados os ramos, não é necessário podar até ao colar do ramo. Neste ponto é importante que se tenham em conta os botões. Procure botões virados para fora, para que os novos rebentos não cresçam para dentro. Efetue a poda na diagonal, imediatamente acima do botão (aprox. 5 mm) para que a água possa fluir melhor • Não deixe demasiado rebento sobre o botão. • Não pode demasiado perto do botão. • Não pode de forma demasiado oblíqua, para que a ferida tenha o menor diâmetro possível.


3. Como é que se podam os ramos grossos? Em caso de ramos grossos, o corte deverá ser efetuado noutra direção. Para evitar que o ramo que vai podar se quebre, serre-o em 3 passos. Desta forma, conseguirá que a ferida tenha o menor diâmetro possível. Pode, primeiramente, o ramo inferior até meio. Mantenha uma distância ao tronco de, aproximadamente, 50 cm. Serre agora o ramo a partir de cima, a cerca de 60 cm do tronco. Serre o ramo que sobra para que fique um colar de ramo no tronco. Se a ferida ficar desfiada passe-lhe com uma lâmina para que a cicatrização seja ótima.


4. O que é que se deve fazer depois da poda? Podem ser necessários vários anos para que a planta cicatrize as suas feridas. Durante este tempo podem penetrar vírus, bactérias e fungos. Para o evitar aplique, imediatamente após a poda, o produto para cicatrização COMPO Pasta Cicatrizante Lac Balsam®. • A primeira coisa a fazer será limpar a superfície das feridas grandes (por exemplo: eliminar as aparas). • Se necessário, deve-se passar uma lâmina afiada no rebordo da ferida. • Aplique uma camada generosa de COMPO Pasta Cicatrizante Lac Balsam® na superfície da ferida (até 2 cm sobre o rebordo da ferida). • Verifique as feridas a cada 2-3 anos e volte a aplicar o produto após a limpeza, se necessário.


5. Enxertar facilmente Lave muito bem as mãos para evitar que as bactérias se possam introduzir pelo corte. Com uma lâmina afiada e esterilizada, efetue um corte pequeno em forma de cone no porta-enxerto. Corte a haste pela extremidade inferior de forma plana e oblíqua e introduza-a no porta-enxertos. Em seguida envolva-a fortemente com ráfia para estabilizar o enxerto.





https://www.compojardineria.es/es/pt/

14 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM