SABIA QUE OS DENTES DOS PORQUINHOS DA ÍNDIA PRECISAM DE SER DESGASTADOS?


A saúde dos dentes é essencial para a saúde geral do seu Porquinho da Índia, ainda que seja facilmente descurada por indivíduos inexperientes.


Ao contrário do que a maioria dos indivíduos possam pensar, o Porquinho da Índia não tem apenas os quatro dentes da frente. Estes são apenas os visíveis sendo que os restantes são normalmente mais difíceis de detetar por causa das bochechas do animal.


Na verdade, o Porquinho da Índia, também conhecido como Cobaia, tem 20 dentes:


  • um par de incisivos superiores e inferiores muito afiados;

  • um par de pré-molares superiores e inferiores;

  • três pares de molares superiores e inferiores;

  • ausência dos dentes caninos.

Saiba ainda que as Cobaias tendem a ter dentes todos brancos, ao contrário do que acontece com a maioria dos roedores que tendem a ter dentes amarelos.


À semelhança de outros roedores, todos os seus dentes crescem sem parar durante a vida toda. É por isso importante garantir que sejam desgastados ao longo do tempo, caso contrário os dentes poderão atingir um tamanho desproporcional impedindo-o de se alimentar convenientemente. Por norma, este desgaste é conseguido pela própria atividade do animal, nomeadamente mediante o atrito de mastigação dos alimentos.


Apenas em casos extremos é que deve desgastar os dentes do seu Porquinho da Índia para que não corra o risco de interferir na sua habilidade de comer, todavia deve garantir-lhe uma dieta nutritiva e adequada em vitamina C.


Não adianta fornecer-lhe brinquedos de madeira dado que a solução passa por lhes oferecer alimentos abrasivos e garantir que seja ele a cortar, mastigar e triturar os seus alimentos, por forma a trabalhar com todos os seus dentes. Um exemplo de um alimento que ajuda bastante é o feno. Os brinquedos são importantes para os divertir e manter ocupados e não por questões de saúde.


Por ser vegetariana no seu sentido literal, a Cobaia é extremamente fácil de alimentar, adaptando-se a quase todo o tipo de verduras. Os granulados e misturas constituem uma alimentação equilibrada. Vegetais e frutas também poderão e devem ser dados ao seu Porquinho da Índia.


Deve alimentar o seu roedor duas vezes ao dia, preferencialmente ao início da manhã e ao entardecer. Deverá colocar uma quantidade que este consuma na totalidade até à próxima refeição.


Se ignorar as necessidades do seu roedor poderá estar a causar-lhe muito sofrimento. Este pode vir a ter dificuldade a comer ou até mesmo a não comer nada. A sua boca poderá ficar aberta. Pode também desenvolver cortes, feridas, abcessos ou dentes excessivamente longos que irão interferir na alimentação.



Um acompanhamento veterinário regular também é importante. Lembre-se que não há ninguém melhor do que um especialista para garantir que o seu animal viva em boas condições de saúde. De preferência, recorra a veterinários especialistas com roedores que têm a habilidade, o conhecimento e as ferramentas certas para diagnosticar e tratar a sua Cobaia.


O Porquinho da Índia é um animal que adora mastigar. Cabe-lhe a si garantir que o seu roedor vive saudável e feliz de todas as formas, o que inclui as necessidades dentárias satisfeitas.



https://goldpet.pt

17 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM