• Formação do Grémio da Lavoura

Em 1943 é fundada a Associação de Agricultura do concelho das Caldas da Rainha, constituída por um conjunto de agricultores que tinham com principal missão o desenvolvimento da lavoura e a protecção e apoio de todos os agricultores da região.

 

• Formação da Cooperativa Agrícola

Não existindo no concelho das Caldas da Rainha nenhuma Cooperativa Agrícola de Compra e Venda, entendeu a Comissão Liquidatária tomar providências para a sua formação. Para ser estudada a melhor forma de divulgar os interesses da sua criação, foram assim contactados alguns agricultores do concelho.

Naquela época a agricultura regional passava por uma fase de desenvolvimento e os seus agricultores sentiam a necessidade da existência de um estabelecimento para a obtenção dos factores de produção que necessitavam para exercer a sua actividade. 

É então, em 1977, aberta a todos os agricultores do concelho a sua inscrição de adesão a esta cooperativa, que poderia ser feita nas freguesias ou no Ex-Grémio da Lavoura.

Foram eleitos para corpos gerentes:

Direcção

Presidente – José do Rosário Botelho, Alvorninha

Secretário – José Lourenço Paulo, Santa Catarina

Tesoureiro – D.Hortense do Nascimento Ribeiro, Vidais

Substitutos

Valentim Teodoro Alves, S. Gregório; António Tibúrcio Sobreiro, A dos Francos; e, Henrique Marceano Rodrigues, Carvalhal Benfeito

 

Conselho Fiscal

Vogais: João Henriques da Silva; e, Ilídio Maximiano do Nascimento, S. Gregório.

 

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Acácio Baptista Pronto, A dos Francos;

Primeiro-Secretário – José Vicente de Almeida, Landal;

Segundo-Secretário – Mário Caetano Marques Félix, Alvorninha

Foi assim que, em 1977, nasceu a Cooperativa que iria integrar o património, bem como, o âmbito do Ex-Grémio da Lavoura das Caldas da Rainha, cujos corpos gerentes distribuíram aos agricultores a seguinte comunicação:

“Finalmente após vicissitudes e dificuldades foi, no dia 8 do mês corrente, assinado por 38 representantes dos agricultores do concelho, o auto da constituição da Cooperativa Agrícola do Concelho de Caldas da Rainha, C.R.L., «Cooagrical», cuja principal actividade é a de compra e venda e engloba secções de sectores, que pela sua menor importância se julgou não justificarem a criação de cooperativas específicas. 

Foi uma tarefa desnecessariamente árdua, devido a dificuldades insidiosamente provocadas por quem tinha obrigação moral e não só, de, ao invés, colaborar conforme o seu dever, múltiplas oportunidades e solicitações, segundo se queixam os agricultores mais directamente responsáveis pelo processo.”

 

Actualmente, a Cooagrical conta com cerca de 5890 associados e 8 funcionários efectivos.

A nossa História

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM