top of page
entrega da medalha de merito.jpg

Mário Carvalho

A Cooagrical CRL é uma organização que embora conte com 68 anos, tem no entanto um passado recente. A Cooagrical revê-se acima de tudo na intransigente defesa dos agricultores e demais interessados da agricultura do concelho de Caldas da Rainha e concelhos limítrofes. O grande objectivo da Cooagrical é proporcionar a satisfação aos seus associados e demais agricultores adoptando estratégias de inovação e desenvolvimento de novas soluções para os actuais e futuros problemas, contrariando nalguns casos muitas vozes de desalento e frustação. A Cooagrical assume-se como a organização que mais contribui para o desenvolvimento da agricultura na região. Ainda que os seus serviços sejam para todos os seus associados sem excepção ainda assim existe uma grande preocupação por todos os pequenos agricultores que em muitos casos são ignorados pelo poder político.

Também não é menos verdade que a Cooagrical contraria tudo o que despreza e revela aquilo que é produzido no concelho e terras do Oeste, infelizmente essa é a actual visão de uma sociedade que vive em inexplicável miopia centrando-se num consumismo desenfreado onde a variável preço subjuga e ignora as outras vertentes que rumam à sustentabilidade do território. Só com uma visão abrangente, valorizando o trabalho dos agricultores será possível ultrapassar problemas estruturais de um País que sempre deu importância ao sector primário. A Cooagrical entende ser de primordial importância a capacidade para replicar modelos em que a agricultura e as pescas sejam a prioridade, de facto só assim será possível o desenvolvimento económico da região e subsequentemente o equilíbrio da balança de pagamentos com o exterior.

A Cooagrical tem ainda como missão não só gerar riqueza para o sector como produzir, de forma responsável e sustentável, mais-valias não só para aos actuais agricultores como para as gerações vindouras. Para o futuro deverá ser deixado um legado de esperança que conduzirá a agricultura a um posicionamento (como foi em tempos) de importância maior onde os envolvidos sejam pilares da economia e desenvolvimento de Portugal.

 

Com os melhores cumprimentos.

O Presidente da Direcção

Mário Carvalho

bottom of page