top of page

10 dicas para cuidar do seu jardim no verão

Atualizado: 18 de jan. de 2021

Com a chegada do calor, é natural que as suas plantas precisem de mais cuidados, para que possam sobreviver a esta estação intactas e saudáveis. No entanto, nem sempre sabemos como devemos proceder para que isso aconteça. Por essa razão, deixamos-lhe aqui 10 dicas para que possa dar ao seu jardim todos os cuidados de que ele precisa durante o verão!



1.Regue com frequência

Este é um dos passos mais importantes para que o seu jardim ou planta de vaso se mantenha saudável durante a época de calor. Se tiver relva no jardim, regue-a todos os dias, de preferência de manhã bem cedo ou ao fim da tarde, para que a água não evapore e o risco de pragas e doenças seja diminuído. No caso de plantas, tente regar de 2 em 2 dias, podendo fazê-lo antes se vir que a terra já está seca. Se as suas plantações estiverem em vasos de barro, talvez precisem de rega ainda mais frequente para estarem saudáveis, por isso esteja sempre atento à terra.


2. Evite encharcar a terra


Apesar de ter de regar com frequência durante o verão, evite ao máximo regar em demasia, a ponto de deixar os seus vasos encharcados de água. Isto porque este excesso de água é um grande perigo para plantas, especialmente quando em vasos, já que a humidade apodrece as raízes e pode provocar a morte da planta. Aproveite e melhore a drenagem do vaso, através de buracos no fundo deste e usando gravilha ou argila no fundo do vaso. E regue só o necessário!



3. Proteja as raízes do calor


Ao aplicar coberturas vegetais nos seus vasos ou jardineiras, conseguirá manter a humidade durante mais tempo, diminuindo assim a necessidade de regas tão frequentes e protegendo as raízes das suas plantas do calor. Para isso, pode usar materiais orgânicos, como cascas de pinheiro ou palha, ou materiais inorgânicos, como gravilha ou areia mais grossa. As coberturas inorgânicas são permanentes e muito decorativas, sendo muito usadas atualmente. No entanto, as coberturas orgânicas, apesar de não permanentes, convertem-se em nutrientes para as suas plantas.


4. Ponha as plantas num local fresco


A exposição direta aos raios solares de forma prolongada pode matar as suas plantas. Para evitar isso, coloque-as num local mais fresco. Pode também colocar as suas plantas de interior no jardim, num local com mais sombra, para as proteger do ar interior quando este está muito quente ou quando liga o ar condicionado. Para mover vasos mais pesados, não se esqueça de usar um método de transporte estável e com resistência.


5. Coloque telas de proteção


No caso das suas plantas de exterior, uma boa forma de se evitar que o calor incida diretamente sobre as plantas é a colocação de telas de proteção. Dessa forma, o sol não vai aquecer as plantas de forma tão rápida, podendo até a tela evitar que muitas das suas plantas morram devido ao excesso de calor. Pode colocar estas telas sobre uma grande área, se tiver muitas plantas, ou num local mais pequeno, no caso de ter poucas plantas no exterior.


6. Não deixe vasos no chão


Não deixe os seus vasos em contacto direto com o chão, para que as suas plantas não absorvam o calor do solo pelas raízes. É comum pensar-se que os pratos que se colocam debaixo dos vasos servem apenas como reservatório caso escorra água da terra, evitando que o ambiente em volta se suje. Apesar de essa ser uma função muito útil, estes pratos têm outra função: evitar que o vaso fique em contacto direto com o chão e absorva o calor do solo.


7. Colha frutos e ervas aromáticas


Ao cortar as flores secas, está a estimular a produção de novas flores. O mesmo vale para os frutos, que devem ser