10 Plantas que, segundo estudos, diminuem a ansiedade e nos fazem dormir melhor

Ultimamente, as plantas vêm sendo usadas como elementos de decoração em casas e apartamentos. Cansadas de tanto cimento e poluição, as pessoas incorporam, cada vez mais, elementos da natureza nas suas vidas e nas suas casas. Mas além de deixarem os ambientes muito bonitos, algumas plantas têm propriedades que melhoram a saúde e a qualidade de vida das pessoas.


Sabemos como é importante descansar e os benefícios que isso traz para a saúde mental das pessoas. Por esse motivo, aqui ficam as 10 plantas que podem ser colocadas no quarto e que ajudam a melhorar a qualidade do sono.


1. Jasmim


Num estudo realizado por pesquisadores de Bochum, foi descoberto que a fragrância Vertacetal-coeur e a variação química PI24513, presentes no jasmim, têm o mesmo mecanismo de ação molecular e a mesma força que os barbitúricos e o propofol, que controlam a ansiedade e ajudam a conciliar o sono. Como indica o estudo, embora nem todos esses medicamentos sejam potencialmente viciantes, eles causam sérios efeitos secundários. As benzodiazepinas, por exemplo, podem causar depressão, pressão baixa, fraqueza muscular e problemas de coordenação.


2. Lírio-da-paz


Conhecida como lírio-da-paz, o seu nome científico é Spathiphyllum. Originária do México e da Malásia, essa planta é muito nobre e muito fácil de cuidar. Além disso, ela absorve o excesso de humidade do ambiente. Uma boa recomendação é deixá-la em um lugar onde ela não receba luz direta.


3. Valeriana


Desde a época dos gregos e do Império Romano, a valeriana (Valerianaceae officinalis, Caprifoliaceae) é considerada como uma planta medicinal. O seu uso como infusão é comum para equilibrar o sistema nervoso (como sedativo ou como ansiolítico). Um estudo demonstrou que o uso da valeriana traz ótimos benefícios ao sono, sobretudo quando misturada com outras plantas que também têm efeito calmante. Ela pode ser mantida dentro de casa, com luz indireta, e é fácil de cuidar.

4. Kava


As raízes da planta Kava são usadas para produzir uma bebida sedativa e anestésica muito comum em regiões do Oceano Pacífico da Polinésia. Um estudo demonstrou que o seu uso oferece resultados muito positivos contra episódios de ansiedade e de insónia. Além disso, essa planta também é usada para tratar infecções, problemas respiratórios e para aliviar dores. Ela pode ser mantida dentro de casa e não deve receber luz direta.

5. Erva-cidreira


Essa planta, também conhecida como melissa, tem como nome oficial Melissa officinalis. Trata-se de uma erva originária do Mar Mediterrâneo. Ela é muito usada como infusão pelo seu forte poder tranquilizante. Segundo o mesmo estudo sobre insónia e plantas usadas para seu tratamento, a erva-cidreira é considerada um potente remédio natural. Além disso, é uma planta fácil de cuidar e que não precisa de muito sol para crescer.

6. Aloe vera


A planta suculenta Aloe vera é mundialmente conhecida por suas propriedades curativas e é usada tanto em remédios medicinais quanto em cosméticos. Mas outro efeito que ela provoca é a capacidade natural de reduzir a temperatura ambiente, por isso as pessoas a colocam no quarto. Contudo, é importante que ela seja posicionada perto de uma janela, porque ela precisa de luz direta.


7. Clorofito


O seu nome científico é Chlorophytum comosum, é uma das plantas de interior mais conhecidas do mundo. É ideal para dormir, já que foi demonstrado que suas propriedades renovam o ar contaminado por monóxido de carbono. Ela precisa de um pouco de luz, mas não muita, e tolera escassez de água.


8. Sansevieria


Sansevieria é uma planta forte, fácil de manter e, além disso, é linda para decorar ambientes. Ela é conhecida por outros nomes, como língua-de-sogra e cauda-de-lagarto. É uma planta que também purifica o ar, por isso é tão usada em espaços internos, principalmente nos quartos. A NASA a incluiu na lista de plantas que filtram o ar. Foi comprovado que suas raízes e seus micro-organismos destroem vírus, bactérias e bactérias patogénicas.


9. Passiflora


Conhecida cientificamente como Passiflora, essa planta cresce em abundância na América Latina. Suas flores são aromáticas e exóticas e seu uso na medicina alternativa ficou popular por resolver problemas de ansiedade e insónia. Seu poder ansiolítico produz um efeito sedativo leve e ela é boa para controlar a pressão sanguínea por suas propriedades emenagogas, que estimulam o fluxo sanguíneo.


10. Lúpulo



O seu nome científico é Humulus lupulus e ela pertence a regiões da Europa, Ásia Ocidental e América do Norte. Essa planta produz óleos essenciais perfumados e compostos oxigenados com efeitos sedativos e hipnóticos. Um estudo dirigido pelo Departamento de Fisiologia da Universidade da Estremadura demonstrou que o mecanismo de ação da resina do lúpulo inibe o sistema nervoso central, fazendo com que a atividade noturna seja mais baixa e o sono seja induzido.



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