top of page

12 alimentos que pode replantar para bem do ambiente

Sabia que existem alimentos que pode replantar? Desta forma, consegue poupar e ainda praticar uma alimentação mais sustentável.



O conceito de alimentação sustentável é uma prática cada vez mais aplicada atualmente, com intuito de reduzir o impacto ambiental gerado pela alimentação (agricultura, criação de gado, pecuária, etc). Neste contexto, falamos sobre alimentos que pode replantar ou seja, alimentos que compra uma vez, consome e o restante não deita fora, replanta e volta a consumi-los. Desta forma, além de minimizar o impacto ambiental, estará também a poupar o valor destes alimentos, pois não terá de voltar a comprá-los.


Vejamos então quais os alimentos que pode replantar.


1. MANJERICÃO


Para replantar o manjericão, comece por separar três pares de hastes, corte-as com cerca 10 a 15 cm e escolha as mais bonitas. Posteriormente, retire as folhas e da parte de baixo e as flores, deixando apenas algumas folhas na parte superior.

Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm, deve replantar num vaso médio, pois o manjericão precisa de espaço e de sol.



2. HORTELÃ


Funciona da mesma forma que o manjericão. A diferença será no momento da transição para o vaso, o qual deve ser maior e com furos em baixo, pois esta planta necessita de solo drenado e de muita água.





3. ALECRIM


Faça o mesmo processo inicial do manjericão e da hortelã. Depois, plante os galhos num vaso com furos para drenar a água. Esta é uma planta que não gosta de muita água, por isso não regue demais e mantenha-a num local ensolarado.

Vá cortando os galhos quando precisar, depois replante de novo. Essa técnica pode ser usada com outros temperos,