top of page

Modernizar na Agricultura...Em Português

Atualizado: 24 de abr. de 2019


A startup portuguesa Agroop apresenta a tecnologia IoT para a agricultura


A empresa portuguesa apresenta um produto integrado para o setor agrícola – composto pelo multisensor Stoock e pela aplicação Agroop Cooperation.

Esta solução, que está prestes a entrar nos EUA, é considerada tão inovadora que já colocou a Agroop na lista das oito a monitorizar ao nível global. Esta tecnologia portuguesa já está presente em 8 países, para além de Portugal; Espanha, Itália, Chile, Paraguai, Brasil, Colômbia e Austrália.

32% de poupança e aumento da produção em 12,6%


A tecnologia Agroop já foi alvo de um caso de estudo: durante quatro meses, a solução foi utilizada na cultura da batata num campo da cooperativa Louricoop.

Os resultados foram:

  • Poupança de água em 32%;

  • Poupança de energia em 32%;

  • Aumento de produção limpa (sem refugo) de 12.6%;

  • Batatas com textura e tamanho mais uniformes e pele com melhor aspeto e qualidade.

O vídeo deste caso de estudo, assim como detalhes adicionais, podem ser visualizados aqui

Receita para a diferenciação?
Escalabilidade e simplicidade

Para Bruno Fonseca, o CEO da empresa, “o que distingue a Agroop da competição nacional e internacional é a sua simplicidade."

Geralmente, um agricultor que queira beneficiar das nossas propostas de valor tem que adquirir estações meteorológicas, sondas, painéis fotovoltaicos, etc. Estes implicam um elevado custo de implementação, manutenção e dependência de uma equipa técnica.

O Stoock, por sua vez, é um equipamento IoT ‘chave na mão’ que combina as principais características de todos aqueles equipamentos, é energeticamente autossuficiente, não tem cabos, é simples de instalar e, portanto, não requer a presença de equipa técnica.

Estes aspetos são verdadeiramente diferenciadores, porque nos permitem fazer um preço de entrada inferior e porque não limitam a escalabilidade do nosso negócio.

O principal objetivo desta solução é ajudar produtores agrícolas, consultores e empresas a gerir as necessidades hídricas das plantas e a prevenir pragas, doenças e fungos.

Desta forma, o utilizador pode poupar recursos – água, energia e produtos fitossanitários – e obter uma produção de melhor qualidade.

Depois de instalado no campo, o multisensor Stoock monitoriza vários parâmetros relativos às plantas. Os dados rec olhidos ficam na cloud e podem ser analisados na app Agroop Cooperation .


in: https://acientistaagricola.pt/

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page