top of page

7 conselhos básicos para criar galinhas

Atualizado: 18 de jan. de 2021

Se você é uma das pessoas privilegiadas que tem jardim ou uma horta em sua casa, passaremos a você alguns conselhos básicos para criar galinhas. Já tinha pensado nisso antes? Não hesite, é sim uma boa escolha.

As galinhas são ideais como animais de estimação: de fácil cuidado, não farão você gastar muito dinheiro, são divertidas e amigáveis e, além disso, proporcionarão a você ovos caseiros para o consumo da família.

Escolha as galinhas poedeiras


Partindo da hipótese que você não está interessado em se tornar um criador de frangos – e muito menos comer os seus novos animais de estimação em algum almoço ou jantar – o ideal é que escolha animais que produzam uma grande quantidade de ovos.

Estas galinhas podem chegar a pôr entre 4 e 7 ovos por semana. Leve em conta que as galinhas começam a pôr ovos a partir dos cinco ou seis meses de vida e têm uma produção máxima durante o primeiro ano.


A seguir, daremos a você alguns conselhos básicos para criar galinhas


  • Construir um galinheiro adequado

O galinheiro deve estar em um lugar luminoso e ventilado. Mas, ao mesmo tempo, tem que proteger as aves da chuva, do sol excessivo durante o verão e de um possível ataque de predadores.

Lembre-se que uma galinha com frio, molhada ou assustada não porá ovos.

O tamanho deve ser apropriado para a quantidade de animais que você queira ter. Se o espaço for muito reduzido, elas podem se stressar.

Você deverá higienizar o local a cada 15 ou 20 dias, retirando os excrementos e desinfetando o galinheiro com produtos específicos.


  • Coloque ninhos e poleiros

Dentro do galinheiro você deverá colocar ninhos para que as galinhas depositem neles os ovos. Coloque os ninhos nos lugares mais escuros e tranquilos do galinheiro e os preencha com palha, esparto ou serragem.

Também, você deverá instalar poleiros de madeira para que as galinhas durmam, colocando-os de maneira que as galinhas não possam sujar com excrementos os poleiros umas das outras.

Tenha em mente que, na natureza, estes animais dormem nos galhos das árvores.


  • Proporcione um espaço para que as galinhas andem fora do galinheiro

Fora do galinheiro, estes animais precisam de espaço ao ar livre para poderem se mover à vontade. O exercício diário contribuirá para a boa saúde dos animais e uma melhor qualidade de ovos.

Calcule o mínimo de um metro quadrado por galinha.

Saiba que estas aves são famosas por comerem quase tudo. Assim, é conveniente que as mantenha separadas de zonas de cultivo ou de suas plantas preferidas em seu jardim.

Lembre-se também de trancá-las no galinheiro durante a noite, para mantê-las a salvo de possíveis predadores.


  • Controle a saúde de suas galinhas

Uma galinha sã deve apresentar as seguintes características:

  • Mostrar-se ativa;

  • Olhar vivaz e brilhante;

  • Corpo sempre na vertical;

  • Plumagem em bom estado;

  • Crista de cor viva, vermelha ou laranja;

  • Não ter mucosidade nas narinas (localizadas na parte superior do bico).

Considere também que as galinhas costumam sofrer de doenças das vias respiratórias. Por isto é importante manter secos e ventilados os lugares onde elas habitam ou transitam.


  • Para criar galinhas alimente-as de forma correta

Como já dissemos, estas aves costumam comer tudo o que encontram no caminho: insetos, sementes, plantas, sobras de comida… De qualquer forma, elas precisam de uma dieta balanceada com proteínas, verduras e amidos e, também, que o cuidador lhes proveja vitaminas e cálcio.

Como você pode imaginar, você poderá encontrar à venda alimentos específicos para elas com tudo o que é necessário para uma adequada nutrição.

Uma opção para proporcionar cálcio é triturar cascas de ovo ou conchas do mar.


  • Proporcione a elas pequenas pedras para a digestão

Você deverá oferecer para as galinhas pequenas pedras para que elas ingiram, com o objetivo de digerir o que comem. As aves alojam os alimentos no bucho; depois passam à moela, onde o alimento é moído graças às pequenas pedras.

As galinhas que comem unicamente alimento comercial podem deixar de lado as pedras, já que a ração comercial se dissolve com a água e não precisa ser moída.


  • Outros conselhos básicos para criar galinhas

Tenha em mente que:

  • As galinhas possuem uma glândula sensível à luz e que estimula a produção de ovos. Menor quantidade de luz, menos ovos. Em épocas em que os dias se encurtam, você poderá optar por deixar uma lâmpada acesa no galinheiro.

  • As galinhas devem sempre dispor de água limpa e fresca.

  • Facilite a possibilidade de que suas galinhas se “banhem “ na terra ou na areia. É a forma que elas utilizam para se limparem e se desparasitarem.

  • As galinhas não precisam de um galo para que ponham ovos.




 
460 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page