top of page

8 hábitos e rotinas positivas para o cão ser calmo e obediente

Os hábitos e rotinas devem fazer parte da vida do cão, pois os cães são animais que gostam de fazer as suas rotinas habituais, às horas do costume. No entanto, existem alguns hábitos e rotinas positivas para o cão que o fazem ser calmo e obediente.


Saiba quais são esses hábitos para dar o melhor ao seu cão.

1. FAZER PASSEIOS DIÁRIOS

Fazer passeios diários com o seu cão é um dos hábitos e rotinas positivas do cão que o fazem ser calmo e obediente. Os passeios vão ajudar o seu cão a desgastar a energia acumulada ao longo do dia, especialmente se ficam sozinhos em casa sem atenção.

Os passeios também são um tempo em que o cão pode simplesmente desfrutar da companhia do seu tutor, por quem tanto esperou todo o dia em casa, e apanhar ar fresco, o que faz parte da sua natureza.

Um cão adulto deve passear em média cerca de 3 a 4 vezes por dia, sendo que os passeios devem ter uma duração de entre 20 a 30 minutos, para garantir que o cão vai fazer as suas necessidades e desgastar a sua energia.

Os passeios devem ser feitos sempre dentro dos mesmos horários, especialmente no início quando esta a ensinar ao seu cão que deve fazer as suas necessidades lá fora.

Acontece que saindo da sua rotina, os cães podem ficar ansiosos, e o “não saber” quando irá passear pode fazer com que urine e defeque dentro de casa.

É difícil manter os horários exatos, no entanto, deve tentar ao máximo manter os passeios em diferentes partes do dia, como por exemplo, de manhã, na hora de almoço, tarde e noite.


2. TER EM ATENÇÃO A HORA DA ALIMENTAÇÃO


A rotina da alimentação é igualmente importante para que o cão se mantenha calmo. Os cães devem comer uma ou duas vezes por dia na idade adulta.

Assim, o ideal será oferecer comida ao seu cão sempre à mesma hora, por exemplo sempre de manhã, sempre à noite, ou de manhã e à noite. O importante é manter sempre a rotina.


3. LOCAL DA ALIMENTAÇÃO


O local da alimentação é também importante, uma vez que mudando o alimento de lugar o animal pode não o aceitar ou ficar ansioso.

Mudar as gamelas ou a forma de oferecer a comida pode também ser um motivo de stress.

4. TIPO DE ALIMENTO

Para que o animal seja saudável, a sua alimentação deve ser especifica para a sua espécie e ter em consideração vários fatores e caraterísticas individuais, como por exemplo se é ou não castrado.

A alteração destes hábitos alimentares podem levar a diarreias devido à disbiose que uma alteração de alimento repentina provoca. Uma mudança de alimento deve ser sempre feita de forma gradual e progressiva, juntando aos poucos comida antiga e comida nova.


5. FAZER TREINOS


Quando está a educar o seu cão deve repetir os treinos várias vezes, principalmente numa fase inicial de aprendizagem, para que o cão assimile tudo o que lhe está a ensinar.

Os treinos devem ser repetidos diariamente e se possível dentro do mesmo horário, para que o cão se habitue aos treinos que fazem parte da sua rotina.



6. NÃO PERMITIR QUE VÁ PARA O SOFÁ OU CAMA


Subir para o sofá ou para a cama podem ser considerados maus hábitos do seu cão. Se não pretende que o seu cão no futuro suba para a mobília, deve habituá-lo logo desde cedo a que não pode ter esse comportamento.

Logo que decida se o cão vai poder ou não subir para os móveis, deve começar a ensiná-lo. Se decidir que o cão não pode ir para a cama ou sofás, deve ser coerente e em nenhuma circunstância o deixar fazê-lo.

Criar hábitos e rotinas positivas para o cão pode ser difícil se não for consistente. Por exemplo, se não quer que o seu cão suba para o sofá quando tem visitas em casa, não deve nunca deixar fazê-lo, ainda que esteja sozinho com o cão em casa.