top of page

Aclimatação das plantas


Algumas dicas para aclimatar as plantas jovens que vão assim crescer mais saudáveis. Aclimatar uma planta ao ar livre significa habituá-la à luz, temperatura e outras condições diferentes de quando estava no interior.


Numa primeira fase as plantas desenvolvem-se melhor se forem protegidas e colocadas em local abrigado. A mudança para o exterior deve ser feita se possível de forma gradual para que aguentem as condições e cresçam de forma saudável.


Mesmo a plantas compradas em viveiro devem ser habituadas ao exterior, porque ao sair duma estufa não têm tempo para se adaptar. Se por exemplo estiver numa zona com ventos fortes e temperaturas altas deve dar pelo menos 10 dias antes do transplante para que haja uma aclimatação ao novo ambiente.


Essa aclimatação deve ser feita longe do vento e do sol direto, por exemplo ao longo de uma parede duma casa virada a norte, debaixo dum telheiro ou à sombra de uma árvore.


Caso sejam colocadas em espaço aberto aconselhamos a proteção com tela, uma grade ou qualquer proteção temporária.


O tempo necessário para uma aclimatação gradual é 10 dias antes do transplante, deixar as pequenas plantas ao ar livre durante 1 hora no primeiro dia e gradualmente aumentar uma hora a cada dia tal como se deve aumentar gradualmente a quantidade de luz que a planta recebe. À noite os vasos devem ficar abrigados até passarem ao 10 dias da aclimatação evitando as grande amplitudes térmicas. Nesta fase as plantas também precisam e mais água mas não devem ser fertilizadas.


Nem sempre as plantas mesmo tendo sido aclimatadas lentamente estão fortes o suficiente para resistir ao frio. Para as plantas mais sensíveis deve esperar que a estação com riscos de geada tenha passado completamente. Pode cobrir as plantas com uma tela de plástico.


Como alternativa pode adotar a aclimatação numa estufa fria. Esta estrutura vai habituar gradualmente as plantas ao ar livre. Constituída por uma caixa que se abre apenas dum lado e com cobertura transparente. Quando fechada absorve o calor durante o dia e liberta-o à noite protegendo as pequenas plantas das amplitudes térmicas. À medida que os dias passam manter a cobertura mais tempo levantada. O ar, a luz e o calor ficam à disposição da planta de modo gradual. De noite as plantas devem ficar encerradas na estufa.


A preparação no Inverno: Arranje as sementes de flores e legumes, que serão semeadas no interior e depois habitue-as gradualmente ao ar livre

A sementeira no final do Inverno, início da Primavera: Semear num tabuleiro, algumas plantas podem ser transplantadas antes do final das geadas e outras depois

Primavera é a adaptação de que falámos atrás de forma gradual antes do transplante definitivo.



Aclimatação de acordo com o tipo de plantas:


Anuais de crescimento rápido

Aclimatar num local protegido como uma estufa fria, controlar os parasitas. Semear em local abrigado seis semanas antes do transplante para outro local



Anuais de crescimento lento

Aclimate numa estufa fria debaixo duma pérgula ou outro local protegido. Semear 8 a 10 semanas antes da última geada, habitue a planta na rua durante duas semanas

Legumes de estação fria

Aclimate num local á sombra tendo sob controlo as lesmas e caracóis. Semeia num local abrigado 5 a 7 semanas antes da última geada.


Legumes de estação quente

Aclimate numa estufa fria tendo sob controlo lesmas e caracóis. Semeie em local abrigado 8 semanas antes da última geada


Perenes

Aclimate numa estufa fria debaixo de uma pérgula ou outro local protegido.

O tempo de seminação e plantação muda mas todas devem ser aclimatadas.


Talos de raízes

Aclimate numa estufa fria debaixo duma pérgula ou outro local protegido.

Inicie e aclimatação pelo menos 10 dias antes do transplante.


Plantas de recolha

Aclimate em local bem protegido do vento.

Coloque ao ar livre apenas depois da última geada.





 
130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page