top of page

ALIMENTOS (DOS NOSSOS) PROIBIDOS PARA CÃES E GATOS e ALERGIAS ALIMENTARES

Nós, humanos, temos a tentação de querer agradar aos nossos animais. E, claro, oferecer a nossa comida é das coisas que, de vez em quando, não conseguimos resistir. Não há nada de mal em dar alguns alimentos dos “nossos”, mas outros podem ser altamente prejudiciais para o patudo.


Gatos e cães têm sistemas gastrointestinais diferentes do nosso e muitas das nossas comidas podem provocar doenças que, em muitos, casos podem até ser fatais. Conheça alguns dos alimentos proibidos para o seu cão e gato. Em caso de dúvida, contenha a sua vontade, e não lhes dê.


Proibido a Gatos


Cafeína  O café estimula o sistema nervoso central tanto nos humanos, quanto nos gatos, por isso, estas bebidas podem causar taquicardia em felinos hipertensos. Ossos São altamente perigosos porque podem provocar lesões nas mucosas do sistema gastrintestinal, incluindo perfurações. Alho e cebola Extremamente apreciados por nós, humanos, o alho e a cebola são alimentos altamente tóxicos para os gatos, dado que contêm substâncias que desintegram os glóbulos vermelhos, conduzindo a anemia. Uvas  Não se sabe ainda bem porquê, mas esta fruta é perigosa para os gatos. Caso seja ingerida em grandes quantidades, pode causar lesão renal aguda. Azeitonas  A azeitona em si não é prejudicial. Mas, à imagem de todos os alimentos salgados, é perigosa para os animais hipertensos e portadores de doença renal crónica. Gordura  Dar gordura da carne não é uma boa prática, isto porque é altamente calórica, favorecendo a obesidade. Além disso, pode ainda causar vómitos e diarreia. Em excesso, leva à pancreatite, um distúrbio gastrointestinal que pode ser bastante grave. Leite O gato, mesmo bebé, pode apresentar reações gastrintestinais decorrentes da ingestão de leite. Em adultos, o leite pode causar diarreia e vómitos, e, por ser rico em cálcio, contribuir ainda para a formação de cálculos renais. O leite que deve beber é mesmo o materno ou fórmulas especialmente desenvolvidas para ele. Pão Um dos alimentos que nós mais adoramos, mas, para os felinos, os hidratos de carbono são dispensáveis, dado que favorecem a obesidade. Mimos Além de os alimentos desenvolvidos especialmente para eles serem os mais equilibrados ao nível nutricional, também pode fazer em casa a comida do seu bichano, seguindo receitas dadas pelo seu veterinário. Peixe ou carne magra, sem temperos, e iogurte natural são delícias que lhes pode dar e que eles adoram.

Lembre-se que problemas gastrointestinais, como vómitos e diarreia, podem ser fatais em certos casos, especialmente em animais mais idosos ou com patologias associadas.


Proibido a Cães


Chocolate  É um dos alimentos que nos nutre a alma, mas que pode matar o seu patudo. O cacau possui uma substância chamada teobromina, que estimula o sistema nervoso e aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, podendo conduzir a um enfarte cardíaco fatal. Leite Dado que o cão deixa de beber leite após o desmame perde a enzima que digere a lactose. Se lhe oferecer leite em adulto, o mais normal é que tenha diarreia. Cafeína Tal como nos gatos, a cafeína, a par com o chocolate, tem uma substância que acelera os batimentos cardíacos e estimula o sistema nervoso, podendo conduzir, se ingerida, a um enfarte do miocárdio ou convulsão que podem ser fatais. Ossos Ossos em geral, em particular os ocos por dentro, como os de galinha, são altamente perigosos para os cães. Têm lascas que podem perfurar a mucosa do esófago, estômago ou intestino, além de obstruírem algum desses órgãos. Se tem muita vontade de dar um osso ao seu peludo, compre um prensado, daqueles que são vendidos nas lojas de animais. Alho e cebola O alho e a cebola têm substâncias altamente tóxicas para os cães que, se consumidas, podem conduzir ao desenvolvimento de anemia. Uvas A ciência ainda não conseguiu identificar a substância responsável pelo efeito tóxico, mas a ingestão desta fruta pode causar insuficiência renal aguda no seu patudo. Mimos O cão adaptou-se à alimentação humana, aliás a domesticação foi iniciada deste modo, com o homem a partilhar os seus alimentos como o cão. Em comparação connosco, os cães necessitam de mais proteína e menos hidratos de carbono. E se a melhor alimentação é a desenvolvida para eles, também pode fazer comida caseira, seguindo receitas, com as respectivos ingredientes e porções, dadas pelo seu veterinário, tendo sempre em atenção em não acrescentar sal. Mas fique descansado: carne, massas, algumas frutas e legumes são boas para o seu patudo.


Alergias alimentares em cães e gatos


Tal como nos humanos, cães e gatos podem desencadear alergias alimentares. Comichão constante, erupções, problemas gastrointestinais podem ser alguns dos sintomas da patologia. E o que podemos fazer para minimizar? Deixamos-lhe aqui algumas dicas sobre a doença e como pode ajudar o seu amiguinho a ter uma vida mais saudável.


O que é? quando é ingerida uma substância específica presente no alimento, o sistema imunitário responde de um modo excessivo.

O que acontece? Problemas de pele: cães e gatos coçam-se incessantemente até provocarem feridas; Problemas gastrointestinais, diarreias que podem ser bastante graves se não forem tratadas. Causas? aditivos, conservantes e outras substâncias químicas usadas na produção de rações industrializadas. No entanto, alguns animais, são alérgicos à proteína de origem animal, assim como a lacticínios.


Sintomas? os sinais clínicos mais comuns são: comichão, vermelhidão e descamação na pele, com lesões provocadas pelo coçar.


Prevenção? em primeiro lugar, evite comprar ração de baixa qualidade e opte por uma alimentação completa e com uma boa fórmula. No caso dos cães, outro factor é não dar banhos em excesso, que retiram a oleosidade natural que protege a pele. Contudo, há animais que podem ser a alérgicos a múltiplas substâncias, pelo que falar com o seu veterinário é a melhor opção para encontrarem o melhor caminho para o controlo da situação.


Tratamento? mude a ração e escolha uma de melhor qualidade que vá ao encontro da diminuição da sintomatologia do animal. Se ele for muito alérgico, opte por refeições caseiras, orientadas pelo veterinário, de modo a que cumpra as necessidades nutricionais.




 
8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page