top of page

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE BETERRABA


A beterraba é um tubérculo que possui variadas propriedades nutritivas, trazendo inúmeros benefícios para a saúde. É um vegetal de baixo teor calórico e que pode ser comido cru, cozido,grelhado ou assado, sendo frequentemente utilizada na preparação de saladas.

A beterraba é rica em fibra e vitaminas (A, B1, B2, B5 e C), fornecendo ainda nutrientes importantes como ácido fólico, manganês, potássio e cálcio. Ela é também rica em ferro, sendo por isso amplamente utilizada no combate da anemia. Alguns estudos indicam ainda que a beterraba poderá ter propriedades anticancerígenas, levando o corpo a detetar e remover células anormais que potencialmente poderiam tornar-se cancerígenas. A Betacianina e Nitrosamina presentes na beterraba ajudam a inibir a formação de células cancerígenas e reduzem o seu metabolismo.


Mais benefícios da beterraba para a saúde


– Ajuda a combater a inflamação

As beterrabas são uma fonte única de betaína, um nutriente que ajuda a proteger as células, as proteínas e as enzimas do stress ambiental. Esta substância é também conhecida por ajudar a combater a inflamação, proteger os órgãos internos, melhorar o desempenho, e provavelmente, ajudar a prevenir numerosas doenças crónicas.


– Ajuda no controle da pressão arterial e previne doenças do coração.

Devido ao seu teor de nitrato, a beterraba é responsável pela diminuição da pressão arterial, o que é uma grande vantagem para quem sofre de hipertensão. Os cartenóides e flavonoides presentes na beterraba ajudam a reduzir o colesterol e os níveis de triglicéridos, e previnem a formação de placas nas artérias.


– Ajuda a limpar o fígado e a purificar o sangue

O fígado é um dos órgãos mais importantes do organismo, sendo responsável pela eliminação de toxinas e substâncias prejudiciais. A betaína e a metionina presentes neste alimento auxiliam no processo de purificação do sangue e promovem o bom funcionamento do fígado.

– Ajuda na perda de peso

Com apenas 40 calorias por cada 100 gramas, o baixo teor calórico da beterraba combinado com as suas propriedades diuréticas, fazem dela um excelente aliado para as pessoas que querem perder peso.

– Aumenta os níveis de energia

A beterraba contém uma quantidade significativa de carbohidratos que fornecem energia suficiente para atividades desportivas prolongadas. Eles são os blocos construtores naturais do metabolismo energético, e as beterrabas conseguem fornecê-los sem nenhum dos efeitos secundários negativos de muitos outros alimentos ricos em carbohidratos. Quando o corpo tem uma quantidade suficiente de carbohidratos, ele é capaz de alimentar todas as funções essenciais do organismo, incluindo as reacções metabólicas importantes que mantêm os seus órgãos a funcionar de forma eficiente.

Em um estudo relacionado, os pesquisadores descobriram que o “consumo” de oxigénio é muito maior em pessoas que bebem suco de beterraba, devido ao elevado teor de nitrato. Os resultados mostram que o consumo de oxigénio aumenta em até 16%, o que é um impulso inédito, sendo na verdade mais do que uma pessoa normal pode melhorar mesmo treinando extensivamente. Isso aumenta a resistência nas provas desportivas, o que faz do suco de beterraba uma excelente bebida desportiva que a maioria das pessoas provavelmente desconhece.

Preferencialmente a beterraba deve ser comida crua ou cozida no vapor, de modo a que seus nutrientes sejam preservados. Contudo existem imensas receitas que incluem beterraba e que podes incluir na tua alimentação, de modo a tirar o máximo partido de seus benefícios para a saúde.




 
68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page