top of page

Como acabar com as baratas na sua horta e jardim


Especialmente nas casas de lavoura é comum ser “atacado” por populações de barata. Infelizmente, elas acabam também por atacar as culturas da sua horta e jardim e é por esse motivo que estou a escrever este artigo. Embora as baratas não sejam a praga mais comum nos quintais portugueses, quando aparecem acabam por causar alguma mossa. Neste novo artigo, partilho consigo algumas dicas a ter em conta para acabar com os ataques de baratas na horta e jardim. Também sofre deste problema?


As baratas: saiba mais sobre elas


As baratas, como popularmente são conhecidas, pertencem à subordem de insectos Blattaria. O seu corpo é constituido por uma ” casca” muito característica e são responsáveis por atuar como vetores mecânicos de diversos agentes patogénicos como bactérias, vírus e fungos. Através das suas patas e fezes, as baratas acabam por transmitir diversas doenças e por essa razão são consideradas potencialmente perigosas para a saúde humana.

Pode facilmente encontrar na sua horta ou jardim várias espécies de baratas sendo a barata-americana (Periplaneta americana), a barata-alemã (Blattella germanica), a barata-asiática (Blattella asahinai) e a barata-oriental as mais comuns.

Com um corpo com formato oval, o seu tamanho pode variar muito. Possuí uma cabeça curta, olhos grandes e corpo com cor castanha ou negra. Espécies de baratas das zonas mais tropicais têm normalmente uma cor avermelhada.

O formato e o tamanho do corpo das baratas sofre bastantes variações consoante a espécie e até o género. As fêmeas são normalmente maiores que os machos embora que estes últimos possuam umas asas mais desenvolvidas.

As baratas alimentam-se de vários tipos de alimentos uma vez que são omnívoras. Preferem alimentos doces, gordurosos e de origem animais.


Sabia por exemplo que as baratas podem viver cerca de uma semana sem beber água, até um mês sem comer e várias semanas sem a cabeça?

Normalmente as baratas conseguem sinalizar o perigo através de mudanças na corrente do ar que sentem à sua volta. Possuem pequenos pelos nas costas que acabam por funcionar como sensores e ajudam a alertar situações de perigo.


Como acabar com as baratas na horta e jardim?


Embora muito provavelmente muitos de vocês achem que recorrer a insecticidas é a melhor opção para acabar com as baratas na horta e jardim, é importante salientar que este tipo de produtos químicos apresentam uma série de problemas para o meio ambiente e até mesmo a possibilidade de eliminar insetos auxiliares muito importantes para o controlo de pragas tais como as abelhas. Além disso, os inseticidas usados neste tipo de situações podem inclusive causar problemas de saúde aos seus animais de estimação que acidentalmente podem ingerir este tipo de produtos.

É importante ainda salientar que as baratas são responsáveis por apresentar sérios riscos à saúde, desde a disseminação de doenças como salmonelose, infecções por staphylococcus, bactérias de escherichia coli, febre tifóide, gastroenterite e outros problemas causados principalmente pela ingestão de alimentos que estiveram contato com as baratas.



5 formas para eliminar baratas na horta e jardim


1- Misture bicarbonato de sódio e açúcar

Em tempos já falei da importância que o bicarbonato de sódio pode ter para as plantas e neste artigo falo-vos de mais uma: a sua aplicação para afastar baratas na horta e jardim.Para executar esta receita basta misture açúcar refinado e bicarbonato de sódio em partes iguais e espalhar a mistura por locais estratégicos da sua horta e jardim. O bicarbonato acaba por provocar uma reação química no estômago da barata originando a sua morte.