top of page

Como Cuidar de Lírios da Paz

Bonitos e fáceis de cuidar, os lírios da paz são algumas das plantas caseiras mais populares. Basta tratar bem deles e você terá uma flor maravilhosa em casa por vários e vários anos.


Escolha um lugar para o lírio


O lírio da paz é nativo das florestas tropicais, quentes, húmidas e cheias de sombra. Logo, eles não podem ser deixados do lado de fora por todo o ano em locais de clima temperado. Dentro de casa, onde a temperatura costuma ser um pouquinho mais quente e úmida, porém, a plantinha se dá super bem. A flor deve ser colocada em um cómodo quente, próxima a uma janela, mas nunca diretamente debaixo dela. Assim, ela receberá bastante luz solar indireta. O ideal é escolher uma janela virada para o norte ou o oeste, que não recebe luz direta o dia inteiro. Evite expor a planta ao frio ou ao sol em excesso para que ela não fique doente ou com folhas marrons e enrugadas.


  • Dependendo do clima da sua região, você pode deixar o lírio da paz do lado de fora de casa por parte do ano, em um quintal bem sombreado ou em qualquer outro ambiente quente e húmido. Caso viva em uma região de clima tropical, deixe o lírio do lado de fora o ano inteiro.


Regue corretamente a planta


A melhor coisa que você pode fazer pelo seu lírio da paz é ter bastante atenção na hora de regá-lo. Faça isso apenas quando o solo do vaso estiver seco para deixá-lo mais molhadinho. Porém, tome cuidado para não formar poças. A falta de água pode fazer com que a planta murche e morra. Aliás, o lírio vai definhar a olhos vistos se você se esquecer de regá-lo com muita frequência. Entretanto, o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. Regue-a aproximadamente uma vez por semana, quando o solo estiver seco. Às vezes, o ideal é que você espere a planta murchar um pouquinho antes de molhá-la.


Borrife um pouquinho de água nas folhas algumas vezes por semana


O clima preferido do lírio da paz é a alta umidade dos trópicos. Por isso, além de molhar o solo, você também deve borrifar um pouquinho de água na flor regularmente para imitar o ar úmido da floresta. Aumente a frequência durante o verão, quando a plantinha estiver crescendo.Quanto mais água você der para os brotinhos, mais saudáveis eles vão ser.


  • O lírio da paz é sensível ao cloro. Portanto, use sempre água purificada para regá-lo. Para tirar o cloro da água da pia, deixe-a em temperatura ambiente por 24 horas.


Pode as folhas doentes da planta


Quando comparado a outras plantas, o lírio da paz nem precisa ser podado com tanta frequência. Porém, se, por algum motivo, uma ou mais folhas ou ramos estiverem ficando marrons ou murchos, corte-os fora para preservar a energia da flor. Use uma tesoura afiada e limpa para remover as partes doentes ou mortas e faça cortes limpos e próximos ao solo, tomando cuidado para não danificar os tecidos saudáveis.


  • Folhas murchas e amarronzadas podem ser apenas um sinal de que você esqueceu de regar a planta, mas também podem ser um sintoma de algo mais sério. Caso comece a precisar podar o lírio com muita frequência, mesmo cuidado bem dele, fique atento a indicativos de problemas mais sérios e tente tratar da causa em vez dos sintomas.


Fertilize a planta com cuidado


O lírio da paz não precisa de muitos cuidados além de água e luz solar indireta. A planta não requer de fertilizantes e suplementos para crescer bem e saudável. Porém, caso opte por fertilizar a flor (para que ela fique maior e mais colorida, por exemplo), tome cuidado para não exagerar. O lírio da paz é uma plantinha bem sensível. Use um fertilizante comum 20-20-20 e aplique metade ou ¼ da dose recomendada uma vez por mês, na primavera e no verão, quando a planta estiver em fase de crescimento.


  • Brotos verdes costumam ser sinal de excesso de fertilizantes. Pare de fertilizar a planta se ela apresentar esse problema e corte a dosagem pela metade na próxima estação de crescimento.



Trocar o lírio de vaso


Aprenda a reconhecer quando é necessário trocar a planta de vaso


Assim como quase todas as plantinhas envasadas que não têm o crescimento podado, os lírios da paz podem ficar grandes demais para caber confortavelmente no vaso original. Nesse ponto, eles costumam precisar de mais água ou começam a apresentar folhas amarelas sem motivo aparente. Também é possível que as raízes comecem a aparecer na superfície. Normalmente, os lírios da paz devem ser trocados de vaso a cada um ou dois anos. Caso já tenha a planta há tempo suficiente e ela comece a apresentar algum dos sintomas acima, é hora de uma mudança!


Escolha um vaso do tamanho certo


Como você já deve ter imaginado, o lírio da paz deve ser passado para um vaso maior do que o anterior para que as raízes tenham espaço para se espalhar e a planta, para crescer. Opte por um vaso com 5 cm de diâmetro a mais do que o anterior, aproximadamente. A mudança pode parecer pequena, mas vai dar à plantinha espaço para crescer por muitos e muitos anos. Normalmente, os lírios da paz não precisam de mais do que 25 cm de diâmetro. Caso o vaso seja maior do que isso e a planta ainda esteja apresentando sintomas estranhos, pode ser que ela esteja sofrendo de algum outro mal.

  • Você pode usar um vaso de cerâmica, plástico, argila ou do material de sua preferência.

  • É essencial que o vaso tenha um ou mais buraquinhos no fundo para a drenagem. A água deve conseguir escoar para fora do vaso para que a raiz do lírio não apodreça.

Preste atenção na mistura de terra


Conforme já dissemos, os lírios da paz são nativos das florestas tropicais, onde crescem sob diversas camadas de árvores grossas e cercados pelos restos mortais de outras plantas. Na hora de escolher um solo para o seu vaso, opte por um que preserve essas características. Use um solo à base de turfa que contenha cascas de árvore compostadas e areia ou perlita. O ideal é que a terra seja leve e flexível para permitir e drenagem e não solte cheiro.

Passe a planta para o vaso novo


Encha o vaso com terra compactada e coloque a planta confortavelmente sobre o solo. O ideal é que você só precise colocar mais terra ao redor do lírio, e não embaixo ou em cima dele. Com cuidado, aperte o solo para que a planta fique firminha, mas sem afundar. Com as mãos ou uma pazinha, tire o lírio do vaso original e coloque-o sobre a primeira camada de terra do vaso novo. Coloque um pouco de terra do vaso original ao redor da planta para tornar a transição mais suave para ela. Em seguida, regue-a e adicione mais terra quando a que estiver no vaso assentar. Ao fim da transição, o solo deve ficar a 1,5 cm a 2,5 cm da borda do vaso.


  • Caso esteja tendo dificuldade para tirar a planta do vaso antigo sem quebrá-la ou machucá-la, regue-a bem e deixe-a de molho por uma hora.

Apoie a planta em uma estaca


As raízes demoram um pouco para firmarem no solo após a troca de vasos, o que faz com que a planta tenha dificuldade para ficar em pé. Caso não esteja conseguindo mantê-la ereta, use uma estaca ou um pauzinho de madeira bem resistente para segurá-la no lugar. Com bastante cuidado para não danificar as raízes, enfie a estaca no solo e amarre o lírio nela com um arame. Remova a estaca quando as raízes se firmarem e a planta for capaz de ficar de pé por conta própria.


Corte uma mudinha da planta antiga para criar dois lírios


Caso prefira plantar uma flor nova em vez de mudar a planta de vaso, tire uma mudinha do vaso original e passe-a para o vaso novo. As mudinhas são amontoados de duas ou mais folhas que emergem longe da parte principal da planta.


  • Para separar a mudinha do lírio, comece tirando a planta inteira do vaso. A partir do topo da mudinha, vá soltando as raízes da planta original. Isso pode demorar um pouco e quebrar parte das raízes. Não precisa se preocupar, mas tente não quebrar nada além do necessário. Quando terminar de separar as duas plantinhas, coloque a mudinha em um vaso separado com, no máximo, 15 cm de diâmetro, como se ela fosse um lírio qualquer.


Tratando de doenças

Aprenda a reconhecer os sinais de falta e excesso de água


Uma das causas mais comuns de problemas na criação de lírios da paz é a frequência baixa ou excessiva de regagens. A falta e o excesso de água podem causar diversos sintomas não específicos que muitas vezes se confundem com doenças que podem atingir a plantinha. O problema, porém, é o mais fácil de resolver, logo, experimente as soluções abaixo antes de procurar um tratamento mais drástico para o lírio doente.


  • Os sinais da falta de água são bem óbvios: solo seco acompanhado de folhas murchas e amareladas e um caule encurvado. Regue e umedeça a planta com mais frequência, pelo menos uma vez por semana, e lembre-se de que flores grandes demais para os vasos têm dificuldade para absorver toda a água de que precisam.

  • O excesso de água é um pouco mais difícil de diagnosticar, mas costuma ser caracterizado por folhas com pontinhas amarronzadas. Caso regue a planta com muita frequência, as raízes podem acabar apodrecendo. O apodrecimento das raízes é um problema muito mais grave, que deve ser tratado separadamente.

Troque de vaso as plantas com raízes podres


O apodrecimento das raízes é um problema sério e potencialmente fatal que pode afetar qualquer plantinha envasada com raízes abaixo da superfície. Normalmente, o apodrecimento é causado pelo excesso de água ou pela baixa drenagem. Quando em contato com água parada por longos períodos de tempo, as raízes têm dificuldade para absorver o ar de que precisam para sobreviver e começam a apodrecer. O problema é agravado por micro-organismos chamados mofos de água. Em condições de alta umidade, os esporos dos fungos podem viajar de uma raiz apodrecida para outra planta. O apodrecimento das raízes costuma ser fatal, mas você pode tentar tratá-lo removendo imediatamente a planta do vaso e cortando fora todas as partes mortas, pegajosas e apodrecidas das raízes. Em seguida, passe a planta para um outro vaso, com solo seco e boa drenagem.


  • Embora o apodrecimento das raízes aconteça debaixo da terra, a morte da planta pode ser bem visível. Caso o seu lírio comece a murchar apesar da exposição adequada ao sol e das regagens frequentes, as culpadas provavelmente serão as raízes podres.

  • Você também pode passar a mudinha do lírio para um outro vaso se as raízes não tiverem sido afetadas pelo problema. A flor original pode até morrer, mas a nova plantinha será uma cópia genética de primeira.

Use um sabonete pesticida para eliminar pragas como pulgões e ácaros


Os lírios da paz estão sujeitos a infestações de pulgões, ácaros e outros artrópodes pequeninos. Caso as folhas da planta estejam murchando ou morrendo (e, principalmente, se o problema vier acompanhado de insetos, de uma gosminha grudenta ou de teias esbranquiçadas), é bem provável que ela esteja enfrentando uma infestação. Abra bem a torneira e lave a planta em água corrente. Para que os bichinhos não voltem, aplique um inseticida não tóxico na planta ou use a receita de sabonete pesticida caseiro abaixo:


  • Misture uma colher de sopa (15 ml) de óleo vegetal, três colheres de sopa (15 g) de pimenta-caiena, uma colher de sopa (10 g) de sabonete natural à base de gordura (não use detergente líquido) e 1 l de água morna. Com uma garrafinha de spray, borrife generosamente a solução na planta. Antes, porém, faça um teste em uma parte pequena do lírio. Deixe o sabão agir por um dia para ter certeza de que ele não vai danificar a flor.


Lave ou jogue fora plantas infectadas por fungos


As infecções fúngicas variam entre as inofensivas e as potencialmente fatais. Caso note um pelinho branco ou cinza crescendo no solo, não se desespere. Esse tipo de fungo não costuma machucar as plantas, embora possa causar alergias em alguns humanos. Para resolver esse probleminha, salpique um pouco de canela sobre o fungo. A canela tem propriedades antifúngicas. Já se o lírio começar a desenvolver uma camada escura ou preta no caule ou nas folhas sem motivo aparente (como danos causados pelo frio), a planta provavelmente estará sofrendo de uma infecção grave.


  • Nesse caso, o ideal é jogar o lírio inteiro fora, já que os esporos podem ser bem persistentes e permanecer no solo e na área ao redor dele por bastante tempo, infectando outras plantas. Caso queira tentar salvar a planta, porém, remova todas as partes afetadas e jogue-as em um lugar em que elas não apresentem mais perigo, como na sua lata de lixo. Em seguida, regue o lírio com um chá de compostagem, um fungicida natural, para matar os esporos que permanecerem no solo.


Atenção


Embora sejam lindos, os lírios da paz são venenosos. As folhas, principalmente, são extremamente tóxicas para humanos e animais. Mantenha a planta fora do alcance de crianças e bichinhos de estimação.


 

https://pt.wikihow.com/

25.123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page