top of page

Como cultivar cogumelos comestíveis em casa

Cogumelos são deliciosos, mas as variedades gourmet podem ser caras e difíceis de se acharem frescas. Se você for um grande fã de cozinhar com eles, você pode manter seu stock cheio e diverso, cultivando suas próprias variedades únicas, assegurando que você sempre terá fungos frescos parar cozinhar.



A maneira mais prática de cultivar cogumelos comestíveis em casa é utilizar elementos que pode encontrar facilmente em sua casa. O cultivo de cogumelos comestíveis é algo que existe cada vez mais, já que os cogumelos são uma iguaria na cozinha mediterrânica e por todo o mundo.


Vai precisar de:

  1. Papel higiénico

  2. Recipiente fundo

  3. Saco de lixo

  4. Chaleira

  5. Água

  6. Forno de cozinha


Passos a seguir:


1 Para começar o processo de cultivo dos cogumelos em casa, deve pôr água a ferver numa chaleira.


2 Coloque o rolo de papel num recipiente fundo.


3 Coloque a água a ferver sobre o rolo de papel.


4 Retire o cartão do centro do rolo. Utilize luvas, pois pode queimar-se.


5 Espere que esfrie abaixo dos 30º centígrados.


6 Verta o micélio sobre o papel, para dentro do orifício no centro.


7 Tape com o plástico preto e coloque em lugar fresco.


8 Após 15 ou 20 dias, destape. Já fez uma boa parte do trabalho de cultivar cogumelos em casa.


9 Coloque um dia na parte inferior do frigorífico.


10 Deve colocá-los sob luz plena (é melhor se tiver luz fluorescente durante 12 horas diárias). Os cogumelos querem bastante luz e, se puder controlá-la com uma luz fluorescente, não terá que se preocupar com este assunto.


11 Com mais 10 dias, desfrutará de belos cogumelos feitos em casa, que poderá degustar por exemplo através de uma sopa de cogumelos.




Como comprar micélio


O micélio é o nome que se dá a um conjunto de filamentos de células microscópicos, denominados de hifas, que podem ter diversos comprimentos. No interior de uma hifa encontra-se a massa citoplasmática que constitui as células e os respetivos núcleos. O micélio tem um papel fundamental para o desenvolvimento de cogumelos, como a absorção de nutrientes e a sustentação. Se está a pensar cultivar cogumelos comestíveis em casa, o micélio é uma das coisas que irá precisar.


Para comprar micélio de cogumelos, deverá dirigir-se a uma loja de agricultura e jardinagem. Aqui, poderá encontrar os melhores especialistas que lhe ajudarão na compra de micélio.


Caso na sua zona de residência não haja nenhuma loja de agricultura, na internet encontrará bastantes sites especializados que têm à sua disposição o micélio de cogumelos.


Exemplo:

  • O ProdFarmer é um site dedicado à venda de produtos para cultivação, procure no menu "Cogumelos" ou "Sementes de Cogumelos".



 
12.869 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page