top of page

Como tirar o cheiro da urina de gato

Todo o mundo que tem um amigo felino sabe perfeitamente que a urina deles não é a mais cheirosa do universo. Quando o gato faz xixi onde não devia, podemos sentir um odor forte parecido ao da amónia na urina deles. Além de ter um cheiro muito forte, a urina do gato pode deixar manchas. Nessa hora, como tirar cheiro de xixi de gato? Limpar o xixi dos felinos não é tão fácil quanto parece já que, quando não é bem limpo, o cheiro resiste durante muito tempo.

Neste artigo tem várias dicas para você saber como tirar o cheiro da urina de gato do ambiente e de diferente superfícies e materiais.



Cheiro de urina de gato faz mal?

A verdade é que existem muitos motivos para o gato fazer xixi fora da caixa de areia, desde a higiene da mesma, até problemas de origem comportamental. É importante descobrir o que está acontecendo com ele e, se necessário consultar um etólogo, médico veterinário especializado em comportamento animal que poderá ajudar a corrigir este desvio no comportamento do felino. Alguns tutores se questionam se o cheiro da urina de gato faz mal à saúde. Não se preocupe, pois você não vai pegar nenhuma doença só porque o gato urinou fora do lugar. A urina em si não é prejudicial, mas a amónia que ela contém pode ser muito incómoda para o nosso olfato. Pessoas asmáticas podem ter crises caso as concentrações de amónia sejam muito altas. Contudo, nada que não se resolva com uma boa limpeza do local que o seu felino escolheu urinar.

Como tirar o cheiro da urina de gato do chão


Em primeiro lugar, você vai ter de achar a mancha de xixi! Pode parecer fácil, mas em alguns pisos pode ser bem complicado achar o local afetado. Coloque os óculos e chame os membros da família que enxergam bem, pois é preciso encontrar a mancha seca responsável por todo esse cheiro insuportável. Pode parecer asqueroso, mas use o tato! Muitas vezes a visão não detecta a diferença, mas os seus dedos rapidamente vão sentir a diferença na superfície. Se você encontrou a manchinha antes dela secar, ótimo! Maiores são as probabilidades de se conseguir livrar do cheiro. Seque a local o quanto antes com um papel absorvente. Depois de secar, passe vinagre pelo local usando um pano ou uma esponja. Se você pegou o local já com uma mancha seca, vai ser mais complicado, mas não é impossível. Utilize um detergente comercial para o efeito ou prepare a receita caseira que vamos explicar mais à frente. Tirar o cheiro da urina de gato do piso de madeira não é nada fácil. Você poderá ter de lavar várias vezes e, se continuar manchado, terá de lixar e refazer, não tem outro jeito.


Como limpar urina de gato no sofá


Pode acontecer que o seu gatinho faça xixi no sofá ou até mesmo na cama. É importante que você saiba o que pode estar acontecendo com ele. Depois de encontrar a mancha de urina no sofá ou na cama, o mais importante é não esfregar. Se você esfregar, a urina vai penetrar nas fibras do tecido. Você deve utilizar uma folha de papel ou toalha para absorver a urina, caso ela ainda esteja húmida. Se a urina já estiver seca, molhe a zona com água fria e depois absorva a humidade com papel ou uma toalha. Depois de absorvida a urina, é hora de tentar tirar a mancha! Existem vários detergentes enzimáticos que quebram as moléculas da urina dos gatos e ajudam na eliminação do mau cheiro. Você pode encontrar este tipo de detergentes em petshops ou em supermercados. Leia sempre muito bem a embalagem antes de utilizar o produto e teste numa pequena região para garantir que não estraga a superfície em causa. Estes produtos costumam ser muito agressivos. Você deve deixar o detergente agir entre 10 a 15 minutos e depois passar um papel ou uma toalha como fez anteriormente. O mais importante de tudo é não deixar que o gato volte a urinar nessa zona. Isole esse local, com o que for possível. Se a mancha persistir, repita o processo as vezes que forem necessárias até desaparecer. Outra opção é você fazer um detergente caseiro que vamos explicar em seguida.

Receita de detergente caseiro para xixi de gato

O processo de utilização deste detergente é exatamente igual ao dos comerciais. Para prepará-lo, você vai precisar de:

  • Vinagre branco

  • Bicarbonato de sódio

  • Água oxigenada de 10 volumes

  • Detergente

Você deve seguir estes passos:

  1. Misture água e vinagre numa proporção de 2:1;

  2. Jogue essa mistura sobre a superfície a ser limpa;

  3. Deixe atuar durante 3 a 5 minutos;

  4. Retire o excesso com um papel;

  5. Espalhe um pouco de bicarbonato de sódio na zona coberta por vinagre, para que ele absorva a urina;

  6. Misture água oxigenada com um pouco de detergente para lavar a louça (uma colher de chá de detergente é suficiente);

  7. Jogue a mistura por cima do bicarbonato e esfregue com um pano;

  8. Retire o excesso com papel ou uma toalha seca;

  9. Depois de secar tudo, aspire para retirar o que sobrou de bicarbonato;

  10. Se o tecido ficou endurecido, coloque um pouco de água morna e deixe secar naturalmente;