top of page

FRAMBOESAS E AMORAS

DUAS OPÇÕES PRÁTICAS E MUITO SAUDÁVEIS

Origem


A framboeseira (Rubus idaeus) e a amoreira (Rubus fruticosus) são originárias da Europa e do Norte da Ásia, onde se encontram no estado selvagem em bosques húmidos.

As amoreiras selvagens são muito comuns no nosso País, são as vulgares silvas de onde se colhem as pequenas amoras no verão.

Dado o seu alto teor de antioxidantes, ambas as espécies de frutas são cada vez mais usadas pela indústria alimentar e procuradas pelos consumidores.


Cultivo e colheita


No nosso País além de estarem presentes em muitos quintais e pequenas explorações para consumo doméstico, as framboesas e amoras cada vez são mais cultivadas em grandes explorações comerciais, que se concentram sobretudo no litoral alentejano e no Algarve.

Grandes empresas multinacionais apostam sobretudo no cultivo da framboesa, que depois é exportada para o resto da Europa.

A melhor altura para plantar ambas é no outono. A propagação de ambas é fácil por estaca, mas devemos ter cuidado de selecionar estacas de framboeseira de plantas saudáveis, sem vírus. Nos hortos encontramos plantas certificadas, de boa qualidade.


As amoreiras são muito fáceis de propagar por mergulhia, fazendo enraizar alguns caules, um pouco como se faz com os morangueiros, e assim criando novas plantas.

São plantas que crescem bem em pleno sol, mas podem crescer a meia-sombra. Preferem solos ligeiramente ácidos, e com boa drenagem, mas com capacidade de retenção de água, em locais sem geadas e bem abrigados dos ventos. As variedades de framboesa dividem-se em remontantes e não remontantes.

Estas últimas dão fruto em junho-julho a partir de rebentos da estação anterior e as remontantes costumam frutificar a partir de agosto e até outubro nos rebentos da estação corrente. As variedades selecionadas que se encontram à venda foram aperfeiçoadas em razão do seu sabor e tamanho e encontram-se muitas variedades de amoreiras sem espinhos e de framboesas cor de laranja.

Tanto a framboeseira e a amoreira são autoférteis e a colheita da framboesa no seu conjunto vai geralmente de junho a outubro e a da amora concentra-se sobretudo em agosto, mas começa mais cedo, dependendo do ano. Também existem híbridos entre as duas espécies.


Manutenção


Não se podem efetuar sachas muito profundas para não danificar as raízes superficiais destas plantas. Mais eficaz é a monda manual, mas não é prática para grandes áreas. A cobertura do solo com palha ou casca de pinheiro ajuda a prevenir o aparecimento de infestantes.

A adubação com estrume de cavalo ou outro fertilizante é essencial para uma boa frutificação.

Para proteger os frutos dos pássaros, podemos, se o desejarmos, cobrir as plantas com uma rede que salvaguarde os frutos.

A rega é bastante importante nos períodos mais secos do ano, mantendo a terra húmida, mas sem encharcamento. Estas duas espécies devem ser conduzidas com postes e arames, em sistema de arames paralelos ou de dois arames, conduzindo as plantas entre os arames ou entrelaçada nos arames.


A poda


A poda também é algo muito importante para as amoreiras e framboeseiras. Às amoreiras devemos cortar rente ao solo todos os caules que deram fruto, guiando os rebentos jovens pelos arames.

A poda das framboeseiras depende se se trata de variedade remontante ou não remontante.

Nas framboesas remontantes cortam-se todos os caules ao nível do solo em fevereiro. Os novos rebentos crescerão na primavera e frutificarão durante o verão.

Caso se trate de uma variedade não remontante é necessário cortar, após a colheita, os caules que deram fruto, escolhendo os rebentos mais fortes e cortando os seus topos acima de um metro e setenta em fevereiro, para estimular o crescimento de novos rebentos.


Pragas e doenças


A framboeseira e a amoreira são sensíveis a algumas pragas e doenças como a antracnose da framboesa, a virose, a carocha-da-framboesa, a podridão cinzenta dos frutos, os piolhos e os pulgões.

Como sempre, a prevenção é a melhor atitude, adquirindo plantas com certificado fitossanitário ou pulverizando-as com calda bordalesa antes da floração.

Plantas infetadas com vírus devem ser arrancadas e queimadas para impedir a propagação das doenças.


Propriedades


As framboesas e as amoras têm bons níveis de antioxidantes, vitamina C e no caso da amora também em vitamina K.

Além de serem consumidas ao natural, as framboesas e amoras também são consumidas em doces, compotas e outros produtos como iogurtes e sumos. O sumo das amoras pode ser fermentado para a produção de vinho.

Enquanto as amoras resistem bem à congelação, as framboesas são mais frágeis e devem ser consumidas rapidamente.




 
107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page