top of page

Lírio: Conheça suas Características, Espécies e Saiba Como Cuidar

Na corrente de pensamento Feng Shui, os lírios representam o verão e a fartura, e significam o amor eterno e também significam a pureza.

Trata-se de uma das flores mais procuradas no mercado no mundo inteiro, depois à sua beleza única de cores e formato. As folhas do lírio são algo grandes e pouco ásperas, posicionadas numa forma perfeita de forma a equilibrar toda a flor.


O lírio é uma planta originária da Ásia, Europa e América do Norte, mas também existem algumas espécies que se encontram na China e no Japão. Com a possibilidade de render lindos arranjos e buquês, o lírio é um dos tipos de flores mais conhecidas e queridas por floristas e apreciadores de plantas.


Fique a conhecer um pouco mais sobre essa planta e também aprenda como cuidar de lírios para garantir que as suas plantas cresçam sempre lindas e saudáveis no jardim.


Tipos de lírios


É possível encontrar mais de 100 espécies desta planta, mas basicamente existem três variedades de lírios, cada uma com suas características:

  • Lírios asiáticos

A principal característica dos lírios asiáticos é que eles possuem flores menores e praticamente não exalam perfume, porém, os lírios asiáticos podem ser encontrados em várias cores bem vibrantes.


  • Lírios orientais

Ao contrário dos lírios asiáticos, o lírio oriental possui flores grandes e que exalam um perfume bem forte.


  • Lírio longuiflorum

A principal característica dos lírios longuiflorum é que as suas flores sempre nascem nas cores brancas e creme e assim como o lírio oriental, ele também possui flores bem grandes.


Significados do lírio


O lírio é uma das plantas mais antigas do mundo e muitas lendas rodam a história dessas plantas. É bem comum utilizar o lírio para fazer buquês e também para presentear, porém, como o lírio é uma planta que pode ser encontrada em várias cores, cada uma carregando um significado, por isso, veja a seguir quais cores de lírios você pode encontrar e quais os significados elas carregam, conseguindo assim presentear com mais assertividade.


Lírio laranja


Os lírios com pétalas laranjas são um dos mais conhecidos e bonitos, devido à sua tonalidade forte. O lírio laranja representa admiração e fascínio.


Lírio branco


O lírio branco era muito utilizado antigamente na decoração de igrejas no século XVII, em homenagem a Virgem Maria, pois, o lírio branco representa a pureza e santidade, e ainda hoje o lírio branco é frequentemente usado para arranjos de flores na decoração de casamento e também para fazer buquês de noivas.



Lírio azul


O lírio azul não é tão comum, porém, suas flores são lindíssimas e seu significado é homenagear a beleza e segurança.



Lírio amarelo


O lírio amarelo tem mais de um significado, mas seu principal é representar a amizade que pode se tornar um romance.



Lírio lilás


Os lírios lilás também são mais um da espécie que rendem belíssimos buquês de noivas, isso porque um de seus maiores significados é o matrimónio, além da pureza e maternidade.



Como cuidar de lírios

Se você tem um vaso de lírios em casa, com certeza você tem vontade de saber como cuidar de lírios para fazer com que essa flor viva bastante e floresça mais vezes, afinal, sua beleza é garantia de uma linda decoração para casa.


  • rega

Lírios não são plantas exigentes quanto a rega, até porque se eles forem regados em excesso pode até acontecer do bulbo apodrecer. Por isso, a rega do lírio pode ser feita em média de 2 a 3 vezes por semana, mas isso em épocas mais quentes e secas do ano, já em épocas de inverno é recomendado que faça apenas 1 rega por semana.


  • poda

A poda de lírios deve ser feita durante o período de floração da planta, ajudando assim a planta a ficar mais saudável e forte. A poda deve ser feita cortando as flores murchas e mortas, porém, é importante manter pelo menos dois terços da haste da planta, já os pedaços que foram cortados, podem permanecer no solo junto com o resto da planta, fazendo com que o lírio absorva os nutrientes.


  • exposição ao sol

Apesar do lírio precisar de bastante iluminação para o seu desenvolvimento, não é recomendado que ele fique diretamente exposto ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia, porque assim o substrato pode secar completamente, o que faz o lírio desidratar, por isso, o lírio sempre deve ser cultivado em locais com meia sombra.

Uma observação importante é que apesar do lírio não poder ficar exposto diretamente ao sol, é importante que o vaso da planta receba luz ao menos durante metade do dia, porque se os lírios ficarem a maior parte do tempo na sombra, eles podem começar a se contorcer e crescer na direção do sol.

O lírio é conhecido por ser uma planta que se adapta super bem em climas frios. Apesar de suas folhas caírem, o lírio resiste as baixas temperaturas e fica em estado de dormência até que possa florescer novamente.


  • solo ideal

O solo é muito importante para que os lírios floresçam e se desenvolvam de forma saudável. Por isso, quando for preparar o solo do lírio é importante ser um solo com areia grossa e com adubo orgânico torando-o assim rico em nutrientes.

Também é importante adicionar fertilizantes quando os lírios começarem a nascer, porém, é necessário tomar cuidado, afinal o excesso de nitrogénio enfraquece o caule dos lírios em climas mais húmidos.




Saiba como cuidar de lírios em vasos


  1. Após a flor murchar e morrer, continue regando o lírio por cerca de 3 meses;Depois, não coloque mais água e deixe as hastes secarem;

  2. Quando as hastes estiverem bem secas, retire o bulbo da terra e coloque em um saco plástico perfurado e deixe-o dentro da parte menos fria da geladeira;

  3. Deixe a planta na geladeira por cerca de 4 meses;

  4. Após esse período, retire os bulbos da geladeira e plante-o em um vaso;

  5. Deixe o vaso em local bem arejado por cerca de 10 dias;

  6. Em seguida, coloque o vaso em local bem iluminado e regue a terra sempre que estiver seca.

Se você estiver se perguntando: mas porque colocar o bulbo na geladeira por tanto tempo? Bom, lembra que falamos que os lírios são plantas bem resistentes a climas frios, pois bem, o bulbo é colocado na geladeira para que passe pela etapa do inverno e entre em hibernação, fazendo com que ele floresça novamente quando chegar a hora certa.


Dicas básicas de como cuidar de lírios


  1. Não regue o lírio em excesso, evitando assim que o bulbo apodreça

  2. A poda é importante para que a planta fique saudável e forte

  3. lírio precisa de bastante luz, porém, não deve ser exposto ao sol em excesso

  4. O lírio deve ser cultivado em solo com areia grossa e adubo orgânico

Lírio da paz


Apesar do nome, o lírio da paz pertence a uma família diferente dos demais lírios. Enquanto o lírio que falamos acima é da família Liliaceae, o lírio da paz faz parte da família Araceae. Os lírios da paz carregam esse nome devido suas flores brancas, que comummente florescem em épocas mais quentes do ano.

O lírio da paz é natural da região equatorial da América do Sul, essa planta é fácil de cultivar e também é conhecida pelo nome de  “bandeira branca”.

O lírio da paz é uma planta de porte pequeno, por isso, o máximo de altura que ela consegue atingir é de 50 cm, e essa planta também é excelente para quem procura por uma espécie que tenha florada abundante.


Como cuidar de lírio da paz:

  • rega

Assim como os outros lírios, o lírio da paz também não precisa de uma rega excessiva, por isso, fique sempre observando como está o vaso, se a terra estiver seca é porque está na hora de regar os lírios da paz, caso contrário, não há necessidade. Porém, quando for regar os lírios coloque água até que a terra esteja húmida, mas nunca deixe criar poças.




  • local

É importante que o lírio da paz fique próximo a uma janela e também que ele receba luz indireta do sol, e uma dica importante é sempre lembrar de deixar a planta em um cómodo mais quente da casa. É muito importante que o lírio da paz não seja exposto a um clima muito frio ou com excesso de sol, pois esses fatores podem até fazer com que os lírios fiquem mais fracos e desenvolvam folhas marrons e com aspecto enrugado.

  • poda

Apesar de não ser necessário podar o lírio da paz frequentemente, é importante retirar galhos e folhas que estiverem murchas ou marrons, evitando assim que a planta gaste muita energia com essas partes já danificadas e mortas.

  • fertilização

Não é necessário utilizar fertilizantes e suplementos para que os lírios da paz cresçam saudáveis, mas se você fizer questão de utilizar é muito importante que não o faça em excesso.


Curiosidade sobre o lírio da paz

Uma curiosidade sobre o lírio da paz que muita gente acredita, é que a sua linda flor branca na verdade é uma bráctea, que seria um folha modificada, essa folha tem a intenção de se destacar, enquanto a flor do lírio da paz seria aquela parte que possui um formato alongado.














 
2.841 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page