top of page

Manjerico- A Planta dos Santos Populares



O Manjerico é uma planta aromática muito decorativa e perfumada. Este possui folhas pequenas que se agrupam de forma muito precisa, originando um pequeno arbusto de aspecto compacto, que muitas vezes é utilizado como planta ornamental.


O Manjerico possui propriedades benéficas para o organismo e é ideal como condimento.


  • Pode-se semear de Fevereiro a Junho.

  • Gosta de exposição ao sol e adapta-se a qualquer tipo de solo, mas prefere solos enriquecidos com matéria orgânica, soltos e permeáveis.

  • Espaçamento: 30 cm entre linhas e 20 cm entre plantas.

  • Pode ser cultivado no campo, hortas, jardins e em vasos.


Conhecida como “erva dos namorados”, o Manjerico é a planta popular das festas de São João, no Porto, e de Santo António, em Lisboa. Segundo a tradição dos manjericos, na altura das festas, em Junho, os namorados oferecem as namoradas um manjerico.


Além da planta, o vaso traz também um cravo feito em papel e uma pequena bandeira com um verso popular alusivo ao amor. Oferecer um manjerico, é quase como fazer um voto ou um pedido.


A tradição dos Manjericos diz que não se deve cheirar a planta diretamente, pois isto faz com que ela seque mais rapidamente. Sendo assim, a maneira correta de sentir sua fragrância é passar a mão suavemente sobre a planta e depois cheirar a mão.


O manjerico é uma planta aromática, e exige muitos cuidados. As moças que o recebem devem tratar deles por um ano, até que nas festas do ano a seguir devem ser substituídos.


Nesta altura do ano, os manjericos encontram-se à venda em todo o lado. No entanto, muitas pessoas não sabem como tratar deles.


O que é o manjerico?


O manjerico é uma herbácea muito aromática de folhas pequenas e ovaladas cujo nome científico é Occimum minimum. Esta planta, originária do Médio Oriente, é da família do manjericão e é usada nestes países como aromática, condimentícia e medicinal. Entre nós, é muito procurada na altura dos Santos Populares para decoração, mas sobretudo pelo seu perfume inebriante e singular. Além de terem um aroma muito agradável servem de repelente de insetos.



Como cultivar


Os manjericos são plantas com ciclo de vida anual. Podem e devem semear-se no fim do inverno, em substrato rico em matéria orgânica, num local com muita luz. Colocando várias sementes no mesmo vaso, conseguir-se-á que se forme um tufo denso e arredondado. Deve-se manter o substrato húmido borrifando regularmente e, em condições normais, estará bem formado em junho. Depois de florescerem, durante o verão, dão sementes e morrem no outono.


Como manter um manjerico?


Os manjericos gostam de locais com muita luz, mas resguardados do sol direto, sobretudo o da tarde. O ideal é estarem em vasos de barro por serem porosos e permitirem que as raízes respirem. O substrato deve ser mantido húmido e, nos dias mais quentes, deve colocar-se um prato com água no fundo do vaso para manter a planta hidratada. Quando começar a dar flor, uma poda ligeira ajudará a prolongar a vida do manjerico.