Minhocário - de restos de comida a adubo

Um Minhocário é uma sistema de reciclagem de lixo orgânico caseiro, com minhocas que transformam restos de alimentos em adubo!


O minhocário caseiro é uma ótima ferramenta doméstica de diminuição do lixo orgânicoe de redução dos gases do efeito estufa. As minhocas (seres higiénicos) fragmentam a matéria orgânica, permitindo que o ciclo de vida se renove, e facilitando a decomposição pelos micro-organismos, os principais formadores de húmus, uma substância essencial para a manutenção da vida na Terra.


Material necessário:


  • Baldes com tampa (não deverão ter tido no seu interior conteúdo tóxico)

  • Torneira pequena para inserir no balde que ficará no fundo

  • Restos de alimentos




Continuação (a partir do minuto 4:50) Como alimentar o seu minhocário:

Continuação: Biofertilizante (liquido gerado no minhocário)



Vantagens do minhocário


A principal vantagem do minhocário é para o meio ambiente. Mais da metade de todo o lixo doméstico produzido é de origem orgânica, ou seja, restos de alimentos.


Parte desses restos de alimentos pode ser compostada, o que evita a emissão de gases de efeito estufa (como o metano) - não só pelo próprio processo de transformação do lixo em húmus, mas também porque reduz as emissões da queima de combustível do transporte do lixo até os aterros.

Além disso, o minhocário ajuda a reduzir a demanda por espaços em aterros e lixões, que costumam concorrer com outros usos do solo que trariam mais benefícios para a sociedade, como a construção de parques, hortas, espaços para desportos, entre outros. Algumas pessoas relatam ainda que o contato com o minhocário proporciona benefícios terapêuticos.

O húmus, principal produto do minhocário, é uma substância muito rica em nutrientes para plantas e essencial para a vida na Terra. Você pode entender melhor sua importância na matéria: "Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo".


Além do húmus, o minhocário produz um fertilizante líquido conhecido como chorume, que, dependendo das proporções de diluição em água, pode ser usado tanto como adubo quanto como pesticida.


Se o chorume (biofertilizante) for diluído em dez partes de água, serve como adubo; se for diluído em uma parte de água, serve como pesticida natural e pode ser borrifado nas folhas das plantas.


Como funciona o minhocário?


A deposição de lixo orgânico no minhocário deve se dar em pequenas quantidades e deve acontecer no(a) primeiro(a) balde/caixa (onde está a camada de húmus). A cada novo depósito, a matéria orgânica deve ser coberta por matéria seca como folhas ou serragem. Quando a primeira caixa encher, ela deve ser trocada de lugar com a caixa do meio, e permanecer em descanso até que a segunda caixa (desta vez localizada na parte superior) também fique cheia. Normalmente a formação do húmus da caixa de descanso levará cerca de dois meses. Esse é o tempo da caixa de cima encher. Se caso a caixa de cima levar menos tempo que isso para ficar cheia significa que sua família precisa de mais caixas digestoras.


Atenção


O chorume (biofertilizante) também deve ser recolhido periodicamente. E nem este nem o minhocário devem ter mau cheiro. Caso tenha é porque existiu um problema de manutenção!




https://www.ecycle.com.br/

57 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM