top of page

Morangos: 7 benefícios deste fruto

Os morangos são por norma, um dos frutos favoritos de todos, especialmente dos mais pequenos.


Saiba mais sobre este frutos e quais os seu benefícios para a saúde.



Os morangos são uma das guloseimas mais populares, refrescantes e saudáveis do planeta.

Quando chega a época mais quente do ano, não há quem não se lembre desta saborosa fruta.

Mas além do seu sabor, os morangos também nos trazem uma série de benefícios para a saúde e estão dentro do grupo dos melhores alimentos com conteúdo antioxidante.



Composição nutricional dos morangos


Os morangos são uma excelente fonte de vitamina C e fornecem uma boa quantidade de folatos e fibra. Estes devem fazer parte de uma alimentação saudável devido ao seu potente efeito antioxidante e anti-inflamatório.


Por cada 100g de morangos, obtém-se:


  • Energia: 32 kcal

  • Hidratos de carbono: 5,1g

  • Fibras: 2g

  • Proteínas: 1g

  • Vitamina C: 58,8mg

  • Ácido fólico: 24µg

  • Magnésio: 13mg

  • Fósforo: 24mg

  • Potássio: 130mg

Os morangos devem ser brilhantes, com uma cor vermelha brilhante e folhas verdes intactas. Podem ser armazenados no frigorífico entre um a três dias e não devem ser lavados até ao momento do seu consumo.


Recomenda-se que sejam consumidos dentro da sua época sazonal para que os seus atributos nutricionais sejam mantidos.



Os benefícios dos morangos:


1. Prevenção de doenças do coração

O consumo regular de antocianinas, uma classe de flavonóides encontrados neste tipo de bagas, pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% em mulheres jovens e de meia-idade.

O alto teor de polifenóis encontrado nos morangos também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, evitando a acumulação de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.


2. Prevenção de AVC e crescimento tumoral

Os antioxidantes quercetina, kaempferol e antocianinas ajudam a reduzir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais relacionados com os acidentes vasculares cerebrais.

O alto consumo de potássio também está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral.

Como mencionado acima, os morangos contêm poderosos antioxidantes que trabalham contra os radicais livres, inibindo o crescimento tumoral e diminuindo a inflamação no corpo.


3. Melhoria da hipertensão arterial

Devido ao seu elevado teor de potássio, os morangos são recomendados para aquelas com hipertensão arterial para ajudar a negar os efeitos do sódio no organismo.

Uma baixa ingestão de potássio é um fator de risco para o desenvolvimento de pressão arterial elevada da mesma forma que o consumo exagerado de sódio.


4. Controlo da diabetes

Os morangos são um alimento com baixo índice glicémico e alto em fibras, o que ajuda a regular o açúcar no sangue e mantê-lo estável evitando picos de glicemia.

Os indivíduos diabéticos devem ingerir morangos, pois o seu indicie glicémico é inferior a algumas das frutas que estão disponíveis todo o ano, como por exemplo a banana.


5. Protege o feto durante a gravidez

A ingestão de ácido fólico durante o período gestacional é essencial para proteger o bebé contra defeitos no tubo neural.

Os morangos são uma boa fonte de ácido fólico, e por isso devem ser consumidos por mulheres grávidas para assegurar a ingestão adequada desta substância.


6. Ajuda a eliminar a obstipação

Comer alimentos com alto teor de água e fibra ajuda não só a manter a pessoa hidratada, como também ajuda a manter os movimentos intestinais regulares.

A fibra é essencial para minimizar a obstipação e adicionar volume às fezes.


7. Combate alergias e asma

Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina, o consumo de morangos pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias.

Vários estudos já demostraram que a incidência de asma é menor com uma alta ingestão de certos nutrientes, estando a vitamina C no topo da lista.



 

https://www.vidaativa.pt

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page