top of page

ONAGRA - Oenothera biennis


Nomes Comuns: Onagra, cirio-do-Norte, enotera, boa-tarde, erva dos burros, onagrácea, prímula.


Nome científico: Oenothera biennis. Deriva do nome em grego, oinotheris (flor cuja raiz cheira a vinho).


Origem: América do Norte.


Família: Onagráceas.


Caraterísticas: Planta que pode atingir 30-150 cm de altura, com caule ereto, pintas vermelhas, folhas alongadas e dentadas. As flores amareladas (cornetas) crescem nas axilas das folhas, só se abrem à noite (junho-outubro).


Factos Históricos: Os índios norte-americanos, utilizavam esta planta para tratar úlceras e diversas doenças cutâneas. Em 1619, as sementes foram introduzidas no Jardim botânico de Pádua, e a planta foi utilizada, mais na culinária (folhas e raízes) do que na medicina. No início do século XVII a onagra chegou ao resto da Europa, sendo considerada uma erva daninha. Só o médico britânico Dr. Nicholas Culpeper reconheceu as propriedades medicinais no tratamento dos problemas do baço e do fígado. Mas apenas em 1980 se comprovou a existência do GLA (Ácido gama linoleico), importante na regulação hormonal da mulher.


Ciclo Biológico: Bianual (5-6 meses) ou vivaz (perene) durante 3 anos.


Fecundação/Polinização: Flores hermafroditas, tem os dois sexos, as abelhas e outros insetos ajudam na polinização, também são fecundadas por borboletas noturnas.


Variedades mais cultivadas: O. glazioviana ; O. versicoler ; O. speciosa Rosea ; O. fruticosa spp glauca ; O. fruticosa “Erica Robin”; O. fruticosa “Sonnawende”; O. stricta “Sulpurea”; O. macrocarpa; African sun ; O. Kunthiana “Glowing Magenta” e O. erythrosepala (flores grandes).


Parte Utilizada: Frutos ou sementes maduras (óleo), folhas e raízes (amido).



Condições Ambientais


Solo: Gosta de terrenos arenosos, ou francos, saibrosos. pH de 6,07,5.

Zona Climática: Temperada.

Temperaturas: Ótimas: 18-22º C Min: -25º C Max: 27º C

Paragem do desenvolvimento: -1º C

Exposição Solar: Pleno sol (12-16 horas de luz).

Humidade relativa: Baixa

Precipitação: Resistente à seca.

Altitude: Até 10-1000 m

Fertilização

Adubação: Cresce em solos pobres em nutrientes, não é exigente, mas podemos fornecer adubos mais ricos em potássio. Estrume de ovelha e vaca bem decompostos.