Sabe quais os cuidados a ter no inverno com os animais?

Os cuidados a ter no inverno com os animais são específicos devido a algumas características da época do ano, como o frio e humidade. Saiba como cuidar do seu melhor amigo.


Tal como as pessoas sentem frio durante o inverno, os nossos animais de companhia também. Não só as temperaturas baixas podem ser um problema e trazer desconforto aos animais, mas também durante esta época é natural que os cães e os gatos possam adoecer, se não forem tomadas medidas. Assim é importante que os tutores estejam a par dos cuidados a ter no inverno com os animais, de forma a protegê-los.


9 cuidados a ter no inverno com os animais


1. Mantê-los num local abrigado


Durante o inverno é essencial manter o seu cão ou gato protegidos das temperaturas extremas, especialmente durante a noite. Se possível, em alturas de alerta de temperaturas mais baixas, especialmente, deve recolher o seu animal para o interior de casa, ou proporcionar-lhe abrigos como uma casota térmica.


2. Evitar que estejam na rua

Os gatos e os cães devem ser mantidos no interior de casa durante o frio e chuva, pois podem adoecer com as temperaturas baixas.

Estando no exterior, os animais tendem a procurar abrigo e podem colocar-se em perigo, indo para locais em que se podem magoar, como motores e rodas de carros, espaços apertados como por baixo de varandas, entre outros.

Os gatos podem fazer uma vida perfeitamente normal sem necessidade de acesso ao exterior, especialmente durante o inverno, no entanto, os cães necessitam sempre dos seus passeios para fazerem exercício e também as suas necessidades.

Os passeios devem ser sempre feitos com o seu cão, podendo encurtar o número de passeios por dia e também diminuindo o tempo que passa com o cão no exterior.


3. Manter as vacinas em dia


No inverno as gripes e constipações são mais frequentes, acontecendo o mesmo nos animais, sendo que por norma, as suas gripes não são transmissíveis aos humanos.


A gripe felina, é uma doença respiratória, causada por vários agentes isoladamente ou em conjunto, como o herpesvírus felino e calicivírus felino. Estas são duas das infeções víricas que podem ser prevenidas através da vacinação dos gatos. Assim, é aconselhável garantir, antes do inverno, que o seu gato tem as vacinas em dia.


A gripe canina é causada também por um complexo de vírus e bactérias que podem também ser prevenidas através de vacinas específicas. Assim, informe-se com o seu médico veterinário, antes do tempo frio começar, sobre o plano de vacinação do seu cão.


Aproveite a ida ao veterinário, para fazer um check up e verificar se o seu animal está saudável, detectando qualquer problema respiratório ou osteoarticular a que deve estar atento durante o período mais frio.


4. Estar atento a sinais de doença


Um dos cuidados a ter no inverno com os animais, é estar atento a qualquer sinal de doença. Durante o inverno, é mais comum ocorrerem doenças, especialmente do foro respiratório.


Esteja atento a sintomas como espirros, corrimento nasal ou ocular, tosse, apatia, anorexia (falta de apetite) entre outros. Se o seu cão ou gato manifestarem algum sinal de doença, leve-o de imediato ao médico veterinário para ser tratado.


5. Reforçar a alimentação


Alguns tutores pensam que durante o inverno devem reforçar a alimentação do animal, oferecendo maior quantidade, o que não está certo, e pode contribuir para desenvolvimento de excesso de peso e obesidade.


Durante o inverno, os animais estão mais susceptíveis a doenças, e portanto o seu sistema imunitário deve estar a funcionar correctamente, para garantir que consegue combater as infecções.


A nutrição é um factor muito importante que contribui para saúde do animal, e tendo influencia directa no seu sistema imunitário. Assim, quando se fala em reforçar a alimentação, será em garantir que o animal está a fazer uma dieta adequada e balanceada, ingerindo todos os nutrientes necessários.


Deve sempre optar por alimentos próprios para cada espécie, e se possível, de uma gama premium ou super premium.


6. Cuidado com as fontes de calor


Um dos cuidados a ter no inverno com os animais é proteger as fontes de calor. Especialmente os gatos adoram dormir em locais quentes, e muitas vezes chegam a queimarem-se acidentalmente, e em alguns casos, com gravidade.


Assim, evite que o seu animal de companhia durma ou passe muito tempo junto de fontes de calor, para sua própria segurança.


7. Protegê-los com roupas e cobertores


As roupas podem ser uma óptima opção para os cães que têm que ir à rua fazer o seu passeio. Deve sempre optar por roupas com poucos adereços e fáceis de vestir e despir ao cão. Assim, será mais fácil que o cão permita que lhe vista a roupa e se sinta confortável com a mesma.


Em ambiente de casa, deve deixar cobertores espalhados e acessíveis para que o seu animal os possa utilizar para dormir quentinho.



8. Manter a casa arejada


Manter a casa arejada durante o inverno é um dos cuidados a ter no inverno com os animais e com as pessoas, pois casas não arejadas têm tendência para acumular mais agentes infecciosos e assim ocorrer propagação de doenças.


9. Proporcionar um local confortável para dormirem

Especialmente animais mais velhos, durante o inverno, podem apresentar dores osteoarticulares e terem dificuldade na locomoção. Para estes animais em especial, deve ter o cuidado de lhes colocar camas adequadas e cobertores de forma a garantir que conseguem dormir ou estar confortáveis e sem dor.




https://www.vidaativa.pt

8 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM