top of page

Ténias em gatos - A importância da desparasitação


Entre os parasitas que vivem no interior do corpo de nossos gatos, incluem-se as lombrigas (nemátodes) e as ténias (céstodes).

As ténias são vermes de corpo achatado, com uma cor esbranquiçada e que podem atingir vários centímetros de comprimento. Quando nos referimos ao termo geral “ténia” nos gatos, falamos dos céstodes mais comuns: Taenia taeniaeformis, Dipylidium caninum, Echinococcus multilocuraris, etc.

A infeção ocorre quando o gato ingere hospedeiros intermediários (ratos, por exemplo) ou pulgas infetadas, no caso do Dipylidium caninum.

Uma vez ingeridos os ovos ou as larvas deste parasita, ele passa à fase adulta no intestino do felino, reproduzindo-se e libertando ovos que, por vezes, são observados nas fezes ou na região anal do animal.

Os sintomas dependem do grau de parasitação do gato, podendo incluir comichão, diarreia, obstrução intestinal, perda de peso, etc.

Por tudo isso, uma vez mais, salientamos a importância da desparasitação interna e externa regular dos seus animais de estimação. Para além desta medida, deve evitar alimentar o seu cão ou gato com carne ou peixes crus.


__________




Na Cooagrical encontrará desparasitante externo.






151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page