Sim, as galinhas têm orelhas e são elas que dão cor aos ovos!

Já alguma vez se perguntou porque é que alguns ovos são castanhos e outros brancos? A maioria das pessoas pensa que a diferença se deve ao facto de os castanhos serem mais naturais que os brancos, que parecem ser clareados para terem melhor aspeto, mas nada disto corresponde à realidade. Tanto os brancos como os castanhos são de ótima qualidade, de igual sabor e conteúdo nutricional, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.


O que determina a cor da casca dos ovos é, afinal, o tipo de galinha que põe o ovo e a cor, geralmente, corresponde à cor do lóbulo da orelha da ave.



Tradução:

  • Ear (Orelha)

  • Ear Lobe (lóbulo da orelha)


Tro. V. Bui, especialista em Ciência Animal na Universidade de Cornell, nos EUA, explicou ao New York Times que as galinhas com orelhas brancas põem ovos brancos e aquelas com orelhas vermelhas ou castanhas põe ovos castanhos.


Existem até galinhas na América do Sul que põe ovos azuis e verdes, com exactamente o mesmo valor nutricional do que os das restantes cores.


A única grande diferença entre os ovos castanhos e os brancos é o preço a que são vendidos nos supermercados e mercearias. Os castanhos costumam ser ligeiramente mais caros porque as galinhas que os põem são maiores e exigem maiores despesas por parte dos criadores.



https://www.delas.pt/



27 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM