12 CURIOSIDADES SOBRE OS COELHOS DE ESTIMAÇÃO


Ao longo das últimas décadas, as caraterísticas dos coelhos de estimação têm vindo a fazer com que várias famílias descubram a alegria de partilhar as suas rotinas com estes animais.


Tem sido, por isso, fácil que os coelhos conquistem o amor das famílias portuguesas. No Reino Unido são, atualmente, o terceiro animal de estimação mais popular.


Pequenos e dóceis, os coelhos são animais carinhosos e divertidos. Gostam de receber mimos, carinho e de brincar. Por vezes, podem ser também muito teimosos e temperamentais.


Selecionámos algumas curiosidades sobre estes animais de estimação:



1 - OS COELHOS NÃO SÃO ROEDORES


Ao contrário do que muitos possam pensar, os coelhos não são roedores. Na verdade, em termos fisiológicos, são muito mais parecidos com cavalos do que com ratos.


2 - OS DENTES E AS UNHAS CRESCEM MUITO


As unhas e os dentes dos coelhos não param de crescer. É aconselhado cortar as unhas do seu coelho, pelo menos, duas vezes por ano (de seis em seis meses).


Quanto ao crescimento dos dentes, a mastigação é o que lhes permite fazer o desgaste dos mesmos, contudo, poderá desgastá-los com brinquedos de madeira. Se os mesmos não forem desgastados convenientemente, o coelho poderá ter problemas de saúde e deixar de comer, uma vez que os dentes excessivamente crescidos podem dificultar a ingestão de alimentos.


3 - OS COELHOS NÃO DEVEM TOMAR BANHO


Os coelhos são um tipo de animal que se limpam como os gatos sendo, por isso, muito higiénicos. Ao fazerem a sua própria higiene, não necessitam que os seus tutores lhes dêem banho, contudo, se o fizer deverá fazê-lo com cuidado, para que o coelho não se assuste. Também poderá lavá-lo a seco, com champô específico para coelhos.


4 - OS COELHOS RONRONAM


Mais uma vez, à semelhança dos gatos, os coelhos de estimação também ronronam e rangem os dentes quando estão felizes ou precisam de ser acariciados, constituindo-se este gesto como uma forma de comunicação.


5 - PODEM FICAR ENTEDIADOS


No seu espaço natural, o coelho é um animal ativo e em constante movimentação. Em cativeiro, o coelho precisa de atenção e de ser estimulado para brincar e fazer exercício. Sem este estímulo, poderá ficar entediado correndo o risco de ficar obeso e, consequentemente, doente.



6 - FAZEM ACROBACIAS


É comum os coelhos saltarem e fazerem acrobacias quando estão felizes. Tal como os cães, também os coelhos se viram de barriga para cima a pedir que os acaricie e lhes dê mimos. Por norma, os coelhos só apresentam este tipo de comportamento quando está estabelecida uma forte relação de confiança.


7 - TÊM UMA VISÃO PANORÂMICA


Os coelhos têm excelentes sentidos de olfato, audição e visão. Com cerca de 360º de visão, possuem uma visão panorâmica que lhes permite detetar predadores em todas as direções, mesmo na sua retaguarda.

O seu campo visual tem apenas um ponto cego, que é na frente do seu rosto. Para suprir essa deficiência, este animal possui pêlos no nariz capazes de detetar qualquer coisa pelo cheiro.


8 - OS OUVIDOS SERVEM PARA MAIS DO QUE OUVIR


Apesar das orelhas dos coelhos poderem girar a 270 graus, o que lhes permite detetar quaisquer ameaças que possam estar a aproximar-se de si, a sua função não é exclusiva de audição.

As orelhas servem também o propósito de esfriar os coelhos nos dias mais quentes.


9 - NÃO SÃO INDICADOS PARA CRIANÇAS

É frequente que, por ser um animal fofo, se associe às crianças, no entanto, os coelhos não são bons animais de estimação para os mais novos.

Esta recomendação deve-se ao facto dos coelhos serem animais delicados que não gostam de ser segurados nem manuseados podendo facilmente tentarem escapar dos braços de uma criança com boas intenções. A coluna de um coelho pode também fraturar como resultado de um manuseamento impróprio.


10 - SÃO SEXUALMENTE PRECOCES E ATIVOS


Este animal de estimação é conhecido pela precocidade de maturidade. Reproduzem-se com muita facilidade e rapidez, sendo que a fêmea tem, em média, oito filhotes por ninhada e, assim que desmama, pode engravidar novamente.

O período de gestação de um coelho varia de 28 a 34 dias e as crias saem do ninho e começam a comer alimento sólido com 18 dias de vida.

Desta forma, se estiver a pensar ter um coelho de estimação ou se já tiver um, deve evitar juntar casais se não pretender ter mais coelhos em casa.


11 - RECORDES


Existem alguns recordes dos coelhos que são desconhecidos aos olhos de muitos, nomeadamente o facto do coelho poder:

Atingir a velocidade de 55 km/h;Saltar até 1 metro de altura ou 3 metros de comprimento;Ter ninhadas de mais de 8 filhotes. A maior ninhada registada foi de 24 filhotes e já aconteceu, pelo menos, duas vezes no mundo;No Guinness Book o maior coelho do mundo mediu 1,23m e pesou cerca de 20kg.


12 - ZODÍACO CHINÊS


O coelho é um dos 12 animais do zodíaco chinês. Representa graça, bondade, sensibilidade, compaixão, ternura e elegância. As pessoas deste signo são tidas como benevolentes, calmas e responsáveis. Evitam o confronto sempre que possível mas mostram bravura quando é necessário. Os anos do Coelho: são 1999, 1987, 1975, 1963, 1951, 1939, 1927, 1915...




https://goldpet.pt

18 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM