top of page

12 CURIOSIDADES SOBRE OS COELHOS DE ESTIMAÇÃO


Ao longo das últimas décadas, as caraterísticas dos coelhos de estimação têm vindo a fazer com que várias famílias descubram a alegria de partilhar as suas rotinas com estes animais.


Tem sido, por isso, fácil que os coelhos conquistem o amor das famílias portuguesas. No Reino Unido são, atualmente, o terceiro animal de estimação mais popular.


Pequenos e dóceis, os coelhos são animais carinhosos e divertidos. Gostam de receber mimos, carinho e de brincar. Por vezes, podem ser também muito teimosos e temperamentais.


Selecionámos algumas curiosidades sobre estes animais de estimação:



1 - OS COELHOS NÃO SÃO ROEDORES


Ao contrário do que muitos possam pensar, os coelhos não são roedores. Na verdade, em termos fisiológicos, são muito mais parecidos com cavalos do que com ratos.


2 - OS DENTES E AS UNHAS CRESCEM MUITO


As unhas e os dentes dos coelhos não param de crescer. É aconselhado cortar as unhas do seu coelho, pelo menos, duas vezes por ano (de seis em seis meses).


Quanto ao crescimento dos dentes, a mastigação é o que lhes permite fazer o desgaste dos mesmos, contudo, poderá desgastá-los com brinquedos de madeira. Se os mesmos não forem desgastados convenientemente, o coelho poderá ter problemas de saúde e deixar de comer, uma vez que os dentes excessivamente crescidos podem dificultar a ingestão de alimentos.


3 - OS COELHOS NÃO DEVEM TOMAR BANHO


Os coelhos são um tipo de animal que se limpam como os gatos sendo, por isso, muito higiénicos. Ao fazerem a sua própria higiene, não necessitam que os seus tutores lhes dêem banho, contudo, se o fizer deverá fazê-lo com cuidado, para que o coelho não se assuste. Também poderá lavá-lo a seco, com champô específico para coelhos.


4 - OS COELHOS RONRONAM


Mais uma vez, à semelhança dos gatos, os coelhos de estimação também ronronam e rangem os dentes quando estão felizes ou precisam de ser acariciados, constituindo-se este gesto como uma forma de comunicação.


5 - PODEM FICAR ENTEDIADOS