top of page

Abacate

Esta Árvore elegante de frutos oleosos e extremamente nutritivos, o seu sabor a avelã faz com que fique lindamente em saladas, sopas, mousses, batidos.


O abacate (Persea americana) é uma árvore perene com copa grande. As variedades anãs podem atingir o máximo de 5m.


São três variedades de abacate Antilhana, Guatemalteca e Mexicana, sendo esta mais resistente ao frio, floresce precocemente tem frutos pequenos com sementes grandes e pouca polpa. As Guatemalteca têm frutos maiores e as de Antilhana são mais sensíveis ao frio e os frutos amadurecem no Verão. Em Portugal o consumo tem sido bastante elevado sem grande preferência pelas variedades que se apresentam disponíveis na grande distribuição. No nosso país existem produções significativas já com dimensão nomeadamente no Alentejo e Algarve. Grande parte é para exportação o que obriga os consumidores a comprarem abacates provenientes de outras paragens. É importante consumir preferencialmente o que é feito em proximidade. Esta árvore prefere solos bem drenados e tem necessidades hídricas algo significativas.


Quer ter a sua árvore no jardim ou horta?


Quando comprar em vaso seleccione uma variedade que seja mais adequada ao clima da sua zona e não adquira plantas demasiado grandes em relação ao vaso vão ter mais dificuldade em enraizar. O sol direto é fundamental se possível 6 horas por dia. O solo bem drenado que seja rico e profundo para receber o torrão. A drenagem escassa provoca podridão radicular. Caso o clima seja demasiado frio aconselhamos que plante o abacate (no interior) em estufa , nesse caso seleccione variedades anãs.


Plantação e manutenção

Depois de comprar a sua árvore tal como indicamos é altura de plantar para isso basta escavar um buraco com duas vezes a largura do torrão de terra e ligeiramente mais fundo, junte o adubo à terra que extraiu. No fundo do buraco forme um cone de terra para que a base da árvore fique elevada em relação ao terreno. Incline o vaso e extraia a planta. Se tiver dificuldade é preferível cortar o vaso, de seguida desembarace as raízes. Coloque a árvore no buraco e compacte com as mãos de forma a eliminar as bolsas de ar, regue bem para estabilizar o solo fazendo com que a terra absorva a água lentamente. As árvores jovens precisam de muita água aos contrário das plantas já enraizadas que necessitam de um solo superficialmente seco.


Estação a Estação

No Inverno é altura de podar – Elimine os ramos secos e pode os outros ramos para manter a dimensão desejada. As árvores suportam podas drásticas se depois se tratar o tronco com cal para prevenir a queimadura solar

Na Primavera Cobertura com matéria vegetal. Distribua folhas secas até 30 cm da base do tronco para manter o solo húmido.


No Verão É altura de fertilizar. Recomendamos em baixo o *Adubo Granulado da Siro ideal para este efeito. A distribuir o adubo enriquecido com azoto por baixo de toda a copa. Deve ser um fertilizante de duração lenta para intervir apenas uma vez por estação.



Produto recomendado


*SIRO AGRO 4 “GRANULADO”

Tipo de Produto: Adubo Orgânico Embalagem: Saco 25 kg Vocacionado para fertilizações de fundo ou de cobertura Hortícolas, Pomares, Florestais, Vinha, Ornamentais e Jardinagem


Vantagens do produto

Produto natural; Elevado teor de Matéria Orgânica estabilizada; Valor fertilizante e biologicamente ativo; Elevado teor de macronutrientes e oligoelementos naturais que proporcionam uma nutrição equilibrada, prolongada e gra