top of page

Como Cuidar de Lírios da Paz

Bonitos e fáceis de cuidar, os lírios da paz são algumas das plantas caseiras mais populares. Basta tratar bem deles e você terá uma flor maravilhosa em casa por vários e vários anos.


Escolha um lugar para o lírio


O lírio da paz é nativo das florestas tropicais, quentes, húmidas e cheias de sombra. Logo, eles não podem ser deixados do lado de fora por todo o ano em locais de clima temperado. Dentro de casa, onde a temperatura costuma ser um pouquinho mais quente e úmida, porém, a plantinha se dá super bem. A flor deve ser colocada em um cómodo quente, próxima a uma janela, mas nunca diretamente debaixo dela. Assim, ela receberá bastante luz solar indireta. O ideal é escolher uma janela virada para o norte ou o oeste, que não recebe luz direta o dia inteiro. Evite expor a planta ao frio ou ao sol em excesso para que ela não fique doente ou com folhas marrons e enrugadas.


  • Dependendo do clima da sua região, você pode deixar o lírio da paz do lado de fora de casa por parte do ano, em um quintal bem sombreado ou em qualquer outro ambiente quente e húmido. Caso viva em uma região de clima tropical, deixe o lírio do lado de fora o ano inteiro.


Regue corretamente a planta


A melhor coisa que você pode fazer pelo seu lírio da paz é ter bastante atenção na hora de regá-lo. Faça isso apenas quando o solo do vaso estiver seco para deixá-lo mais molhadinho. Porém, tome cuidado para não formar poças. A falta de água pode fazer com que a planta murche e morra. Aliás, o lírio vai definhar a olhos vistos se você se esquecer de regá-lo com muita frequência. Entretanto, o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. Regue-a aproximadamente uma vez por semana, quando o solo estiver seco. Às vezes, o ideal é que você espere a planta murchar um pouquinho antes de molhá-la.


Borrife um pouquinho de água nas folhas algumas vezes por semana


O clima preferido do lírio da paz é a alta umidade dos trópicos. Por isso, além de molhar o solo, você também deve borrifar um pouquinho de água na flor regularmente para imitar o ar úmido da floresta. Aumente a frequência durante o verão, quando a plantinha estiver crescendo.Quanto mais água você der para os brotinhos, mais saudáveis eles vão ser.


  • O lírio da paz é sensível ao cloro. Portanto, use sempre água purificada para regá-lo. Para tirar o cloro da água da pia, deixe-a em temperatura ambiente por 24 horas.


Pode as folhas doentes da planta


Quando comparado a outras plantas, o lírio da paz nem precisa ser podado com tanta frequência. Porém, se, por algum motivo, uma ou mais folhas ou ramos estiverem ficando marrons ou murchos, corte-os fora para preservar a energia da flor. Use uma tesoura afiada e limpa para remover as partes doentes ou mortas e faça cortes limpos e próximos ao solo, tomando cuidado para não danificar os tecidos saudáveis.


  • Folhas murchas e amarronzadas podem ser apenas um sinal de que você esqueceu de regar a planta, mas também podem ser um sintoma de algo mais sério. Caso comece a precisar podar o lírio com muita frequência, mesmo cuidado bem dele, fique atento a indicativos de problemas mais sérios e tente tratar da causa em vez dos sintomas.


Fertilize a planta com cuidado


O lírio da paz não precisa de muitos cuidados além de água e luz solar indireta. A planta não requer de fertilizantes e suplementos para crescer bem e saudável. Porém, caso opte por fertilizar a flor (para que ela fique maior e mais colorida, por exemplo), tome cuidado para não exagerar. O lírio da paz é uma plantinha bem sensível. Use um fertilizante comum 20-20-20 e aplique metade ou ¼ da dose recomendada uma vez por mês, na primavera e no verão, quando a planta estiver em fase de crescimento.


  • Brotos verdes costumam ser sinal de excesso de fertilizantes. Pare de fertilizar a planta se ela apresentar esse problema e corte a dosagem pela metade na próxima estação de crescimento.