top of page

Como Cuidar de Lírios da Paz

Bonitos e fáceis de cuidar, os lírios da paz são algumas das plantas caseiras mais populares. Basta tratar bem deles e você terá uma flor maravilhosa em casa por vários e vários anos.


Escolha um lugar para o lírio


O lírio da paz é nativo das florestas tropicais, quentes, húmidas e cheias de sombra. Logo, eles não podem ser deixados do lado de fora por todo o ano em locais de clima temperado. Dentro de casa, onde a temperatura costuma ser um pouquinho mais quente e úmida, porém, a plantinha se dá super bem. A flor deve ser colocada em um cómodo quente, próxima a uma janela, mas nunca diretamente debaixo dela. Assim, ela receberá bastante luz solar indireta. O ideal é escolher uma janela virada para o norte ou o oeste, que não recebe luz direta o dia inteiro. Evite expor a planta ao frio ou ao sol em excesso para que ela não fique doente ou com folhas marrons e enrugadas.


  • Dependendo do clima da sua região, você pode deixar o lírio da paz do lado de fora de casa por parte do ano, em um quintal bem sombreado ou em qualquer outro ambiente quente e húmido. Caso viva em uma região de clima tropical, deixe o lírio do lado de fora o ano inteiro.


Regue corretamente a planta


A melhor coisa que você pode fazer pelo seu lírio da paz é ter bastante atenção na hora de regá-lo. Faça isso apenas quando o solo do vaso estiver seco para deixá-lo mais molhadinho. Porém, tome cuidado para não formar poças. A falta de água pode fazer com que a planta murche e morra. Aliás, o lírio vai definhar a olhos vistos se você se esquecer de regá-lo com muita frequência. Entretanto, o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. Regue-a aproximadamente uma vez por semana, quando o solo estiver seco. Às vezes, o ideal é que você espere a planta murchar um pouquinho antes de molhá-la.


Borrife um pouquinho de água nas folhas algumas vezes por semana


O clima preferido do lírio da paz é a alta umidade dos trópicos. Por isso, além de molhar o solo, você também deve borrifar um pouquinho de água na flor regularmente para imitar o ar úmido da floresta. Aumente a frequência durante o verão, quando a plantinha estiver crescendo.Quanto mais água você der para os brotinhos, mais saudáveis eles vão ser.


  • O lírio da paz é sensível ao cloro. Portanto, use sempre água purificada para regá-lo. Para tirar o cloro da água da pia, deixe-a em temperatura ambiente por 24 horas.


Pode as folhas doentes da planta


Quando comparado a outras plantas, o lírio da paz nem precisa ser podado com tanta frequência. Porém, se, por algum motivo, uma ou mais folhas ou ramos estiverem ficando marrons ou murchos, corte-os fora para preservar a energia da flor. Use uma tesoura afiada e limpa para remover as partes doentes ou mortas e faça cortes limpos e próximos ao solo, tomando cuidado para não danificar os tecidos saudáveis.


  • Folhas murchas e amarronzadas podem ser apenas um sinal de que você esqueceu de regar a planta, mas também podem ser um sintoma de algo mais sério. Caso comece a precisar podar o lírio com muita frequência, mesmo cuidado bem dele, fique atento a indicativos de problemas mais sérios e tente tratar da causa em vez dos sintomas.


Fertilize a planta com cuidado


O lírio da paz não precisa de muitos cuidados além de água e luz solar indireta. A planta não requer de fertilizantes e suplementos para crescer bem e saudável. Porém, caso opte por fertilizar a flor (para que ela fique maior e mais colorida, por exemplo), tome cuidado para não exagerar. O lírio da paz é uma plantinha bem sensível. Use um fertilizante comum 20-20-20 e aplique metade ou ¼ da dose recomendada uma vez por mês, na primavera e no verão, quando a planta estiver em fase de crescimento.


  • Brotos verdes costumam ser sinal de excesso de fertilizantes. Pare de fertilizar a planta se ela apresentar esse problema e corte a dosagem pela metade na próxima estação de crescimento.



Trocar o lírio de vaso


Aprenda a reconhecer quando é necessário trocar a planta de vaso


Assim como quase todas as plantinhas envasadas que não têm o crescimento podado, os lírios da paz podem ficar grandes demais para caber confortavelmente no vaso original. Nesse ponto, eles costumam precisar de mais água ou começam a apresentar folhas amarelas sem motivo aparente. Também é possível que as raízes comecem a aparecer na superfície. Normalmente, os lírios da paz devem ser trocados de vaso a cada um ou dois anos. Caso já tenha a planta há tempo suficiente e ela comece a apresentar algum dos sintomas acima, é hora de uma mudança!


Escolha um vaso do tamanho certo


Como você já deve ter imaginado, o lírio da paz deve ser passado para um vaso maior do que o anterior para que as raízes tenham espaço para se espalhar e a planta, para crescer. Opte por um vaso com 5 cm de diâmetro a mais do que o anterior, aproximadamente. A mudança pode parecer pequena, mas vai dar à plantinha espaço para crescer por muitos e muitos anos. Normalmente, os lírios da paz não precisam de mais do que 25 cm de diâmetro. Caso o vaso seja maior do que isso e a planta ainda esteja apresentando sintomas estranhos, pode ser que ela esteja sofrendo de algum outro mal.

  • Você pode usar um vaso de cerâmica, plástico, argila ou do material de sua preferência.

  • É essencial que o vaso tenha um ou mais buraquinhos no fundo para a drenagem. A água deve conseguir escoar para fora do vaso para que a raiz do lírio não apodreça.

Preste atenção na mistura de terra


Conforme já dissemos, os lírios da paz são nativos das florestas tropicais, onde crescem sob diversas camadas de árvores grossas e cercados pelos restos mortais de outras plantas. Na hora de escolher um solo para o seu vaso, opte por um que preserve essas características. Use um solo à base de turfa que contenha cascas de árvore compostadas e areia ou perlita. O ideal é que a terra seja leve e flexível para permitir e drenagem e não solte cheiro.

Passe a planta para o vaso novo


Encha o vaso com terra compactada e coloque a planta confortavelmente sobre o solo. O ideal é que você só precise colocar mais terra ao redor do lírio, e não embaixo ou em cima dele. Com cuidado, aperte o solo para que a planta fique firminha, mas sem afundar. Com as mãos ou uma pazinha, tire o lírio do vaso original e coloque-o sobre a primeira camada de terra do vaso novo. Coloque um pouco de terra do vaso original ao redor da planta para tornar a transição mais suave para ela. Em seguida, regue-a e adicione mais terra quando a que estiver no vaso assentar. Ao fim da transição, o solo deve ficar a 1,5 cm a 2,5 cm da borda do vaso.


  • Caso esteja tendo dificuldade para tirar a planta do vaso antigo sem quebrá-la ou machucá-la, regue-a bem e deixe-a de molho por uma hora.