top of page

Floreiras de primavera

Se der uma volta pelo seu centro de jardinagem habitual verá que a oferta é muito mais ampla do que à primeira vista poderíamos pensar, no que se refere a plantas e a cores. Em seguida, propomos-lhe algumas delas para que as suas floreiras e vasos não estejam vazios até à próxima primavera. A lista pode ser muito mais ampla, sobretudo se a sua zona climática for temperada e os invernos não muito rigorosos.





Conselhos

É a época de:

  • Calêndula

  • Amor-perfeito

  • Begónia “Elaitior”

  • Margarida dos prados (Bellis perennis)

  • Flor da fortuna

  • Agérato (Ageratum houstoniaum)

  • Ciclâmen (também ciclâmen mini)

  • Estreleira amarela (Euryops pectinatus)

  • Lantana

  • Cinerária (senecio cruentus)

  • Cravinas


Encorajamo-lo a que faça combinações de cores (os amores-perfeitos, por exemplo, existem numa vasta gama) e tamanhos.

Poderá também completá-las com plantas que, apesar de não florescerem, tenham folhas atraentes; um fundo verde fará com que a cor das que têm flores sobressaia. Plantas como o Buxo, a Hebe, alguns Evónimos e as Plantas aranha podem ser-lhe úteis.

Aproveite também para renovar os substratos e fertilize as novas plantas para potenciar o seu desenvolvimento e floração .


Tenha atenção para não se exceder com a rega, já que as temperaturas são mais baixas e o substrato perderá menos água por evaporação. Também é uma boa época para tentar recolher toda a água da chuva que possa, pois a sua qualidade é excelente para regar as suas plantas.


Esteja também atento à presença de fungos nas mesmas, que se manifestam através de manchas ou pó em folhas e flores, tecidos amolecidos, etc... Aos primeiros sintomas trate com um Fungicida.


Disponha as suas plantas em dois níveis. No primeiro nível utilize plantas rasteiras ou suspensas (surfínia, gerânio de varanda, petúnia, bidenes, bacopa...). No segundo nível pode colocar as plantas de porte ereto. Conte, além disso, com um primeiro plano e um segundo plano. Com tudo isso, a sua floreira transforma-se num míni-maciço de 600 centímetros quadrados. Incorpore sempre alguma planta com folhagem decorativa que permita destacar mais as suas flores e aligeira a associação: Festuca, Plectranto, perpétua-das-areias, Carex, Hortelã matizada, Helichrysum microphylla.


É interessante juntar um toque de branco para as cores muito fortes ou apagadas pois suaviza o conjunto e proporciona claridade.


Escolha bem as plantas que combina. Evite associar uma planta de grande desenvolvimento com uma de pouco pois, caso contrário a primeira envolve a segunda e a composição fica desequilibrada.


Pense em como evoluirá a sua floreira no futuro; não é necessário ter todas as plantas floridas ao mesmo tempo. Jogue com os períodos de floração para poder desfrutar da floreira durante mais tempo.






 

https://www.compojardineria.es/es/pt/

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page