Lírio: Conheça suas Características, Espécies e Saiba Como Cuidar

Na corrente de pensamento Feng Shui, os lírios representam o verão e a fartura, e significam o amor eterno e também significam a pureza.

Trata-se de uma das flores mais procuradas no mercado no mundo inteiro, depois à sua beleza única de cores e formato. As folhas do lírio são algo grandes e pouco ásperas, posicionadas numa forma perfeita de forma a equilibrar toda a flor.


O lírio é uma planta originária da Ásia, Europa e América do Norte, mas também existem algumas espécies que se encontram na China e no Japão. Com a possibilidade de render lindos arranjos e buquês, o lírio é um dos tipos de flores mais conhecidas e queridas por floristas e apreciadores de plantas.


Fique a conhecer um pouco mais sobre essa planta e também aprenda como cuidar de lírios para garantir que as suas plantas cresçam sempre lindas e saudáveis no jardim.


Tipos de lírios


É possível encontrar mais de 100 espécies desta planta, mas basicamente existem três variedades de lírios, cada uma com suas características:

  • Lírios asiáticos

A principal característica dos lírios asiáticos é que eles possuem flores menores e praticamente não exalam perfume, porém, os lírios asiáticos podem ser encontrados em várias cores bem vibrantes.


  • Lírios orientais

Ao contrário dos lírios asiáticos, o lírio oriental possui flores grandes e que exalam um perfume bem forte.


  • Lírio longuiflorum

A principal característica dos lírios longuiflorum é que as suas flores sempre nascem nas cores brancas e creme e assim como o lírio oriental, ele também possui flores bem grandes.


Significados do lírio


O lírio é uma das plantas mais antigas do mundo e muitas lendas rodam a história dessas plantas. É bem comum utilizar o lírio para fazer buquês e também para presentear, porém, como o lírio é uma planta que pode ser encontrada em várias cores, cada uma carregando um significado, por isso, veja a seguir quais cores de lírios você pode encontrar e quais os significados elas carregam, conseguindo assim presentear com mais assertividade.


Lírio laranja


Os lírios com pétalas laranjas são um dos mais conhecidos e bonitos, devido à sua tonalidade forte. O lírio laranja representa admiração e fascínio.


Lírio branco


O lírio branco era muito utilizado antigamente na decoração de igrejas no século XVII, em homenagem a Virgem Maria, pois, o lírio branco representa a pureza e santidade, e ainda hoje o lírio branco é frequentemente usado para arranjos de flores na decoração de casamento e também para fazer buquês de noivas.



Lírio azul


O lírio azul não é tão comum, porém, suas flores são lindíssimas e seu significado é homenagear a beleza e segurança.



Lírio amarelo


O lírio amarelo tem mais de um significado, mas seu principal é representar a amizade que pode se tornar um romance.



Lírio lilás


Os lírios lilás também são mais um da espécie que rendem belíssimos buquês de noivas, isso porque um de seus maiores significados é o matrimónio, além da pureza e maternidade.



Como cuidar de lírios

Se você tem um vaso de lírios em casa, com certeza você tem vontade de saber como cuidar de lírios para fazer com que essa flor viva bastante e floresça mais vezes, afinal, sua beleza é garantia de uma linda decoração para casa.


  • rega

Lírios não são plantas exigentes quanto a rega, até porque se eles forem regados em excesso pode até acontecer do bulbo apodrecer. Por isso, a rega do lírio pode ser feita em média de 2 a 3 vezes por semana, mas isso em épocas mais quentes e secas do ano, já em épocas de inverno é recomendado que faça apenas 1 rega por semana.