Legumes e verduras: Sabe diferenciar esses alimentos?

Ouvimos falar muito sobre a importância de inserir os legumes e as verduras no dia a dia, certo? Afinal, ter um prato colorido e diversificado é a chave para se conquistar uma boa saúde e manter o corpo sempre em forma e nutrido.
Sabe diferenciar esses alimentos? Não? Então veja um guia completo com os principais representantes desses dois grupos e os seus benefícios de consumo.
Quando vai à Praça da fruta ou mesmo num supermercado, sabe dizer quais os alimentos são legumes e quais são verduras?
Embora façam parte do mesmo grupo alimentar - o das hortaliças - cada um possui características bem peculiares.
As principais diferenças:
"As verduras são plantas, folhas e flores comestíveis, geralmente em tons verdes. (exemplos: alface, couve, brócolos, espinafre, etc.). Já os legumes são frutos salgados, onde aproveitamos quase tudo, como as cascas, os frutos, as sementes e até algumas raízes, (por exemplo, a abóbora, cenoura e o rabanete)" - nutricionista Daniella Chein
Muitos benefícios nutricionais - Não é à toa que uma boa salada com legumes e verduras é um dos pratos mais saudáveis e nutritivos de todos. Segundo a nutricionista, os benefícios desses alimentos são incontáveis: "Vão desde as vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico até benefícios funcionais que, por serem alimentos ricos em fibras alimentares, ajudam a acelerar o trânsito intestinal e previnem as doenças cardiovasculares".
Verduras: Saiba quais são os alimentos desse grupo alimentar e os seus benefícios para a saúde
As verduras são conhecidas por serem alimentos de baixas calorias e também por possuírem pouca quantidade de hidratos de carbono, sendo opções saudáveis para compor diversas refeições do nosso dia.
São elas:
Alface - fortalece o sistema imunológico

É uma das folhas mais populares das nossas saladas. A alface possui diversas variações: alface roxa, crespa, americana e lisa, são alguns exemplos. Além disso, essa verdura reúne uma grande concentração de vitaminas A, C e do complexo B, substâncias responsáveis por fortalecerem o sistema imunológico, prevenindo doenças e enfermidades no organismo, como gripes e resfriados.
Formas de consumo: Além das saladas, a alface pode ser consumida acompanhando pratos salgados, como o tradicional hambúrguer, ou até mesmo em bebidas, como o sumo verde e chás.
Alcachofra - previne doenças cardiovasculares

É uma verdura saborosa, dona de um quadro nutricional incrível. A flor possui minerais como ferro, responsável por prevenir a anemia; o cálcio, ideal para fortalecer a saúde dos músculos e ossos do corpo, além do potássio, que atua no controlo da pressão arterial, prevenindo assim as doenças cardiovasculares.
Formas de consumo: Perfeita para ser consumida assada ou cozida a vapor, a alcachofra também pode ser servida em forma de chá, sendo uma boa opção para perder peso de forma saudável.
Agrião- tem poucas calorias

A folha verde escura é uma poderosa fonte de agentes antioxidantes que ajudam a combater as ações dos radicais livres no corpo, retardando assim o envelhecimento precoce das células e diminuindo os riscos de infecções no organismo. O agrião também possui poucas calorias, tornando-a uma boa alternativa para quem deseja perder alguns quilos de forma saudável e natural.
Formas de consumo: O alimento pode ser refogado com alho, cebola e azeite, acompanhando os pratos principais ou compor uma salada de folhas
Brócolos - possui uma boa quantidade de fibras alimentares

É um vegetal perfeito para qualquer refeição. Além de ser saboroso, é versátil e extremamente nutritivo. Ele possui uma boa quantidade de fibras alimentares, substâncias conhecidas por proporcionarem a sensação de saciedade, facilitarem o trânsito intestinal e a digestão. O vegetal também é rico em vitamina C, ajudando o organismo a ficar livre de doenças causadas pela baixa imunidade.
Formas de consumo: Cozido a vapor, em forma de suflé, compondo o arroz ou até assado e gratinado, o brócolo é sempre uma boa opção para uma refeição saudável.
Couve - é rica em ômega 3