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Legumes e verduras: Sabe diferenciar esses alimentos?


Ouvimos falar muito sobre a importância de inserir os legumes e as verduras no dia a dia, certo? Afinal, ter um prato colorido e diversificado é a chave para se conquistar uma boa saúde e manter o corpo sempre em forma e nutrido.


Sabe diferenciar esses alimentos? Não? Então veja um guia completo com os principais representantes desses dois grupos e os seus benefícios de consumo.


Quando vai à Praça da fruta ou mesmo num supermercado, sabe dizer quais os alimentos são legumes e quais são verduras?

Embora façam parte do mesmo grupo alimentar - o das hortaliças - cada um possui características bem peculiares.


As principais diferenças:


"As verduras são plantas, folhas e flores comestíveis, geralmente em tons verdes. (exemplos: alface, couve, brócolos, espinafre, etc.). Já os legumes são frutos salgados, onde aproveitamos quase tudo, como as cascas, os frutos, as sementes e até algumas raízes, (por exemplo, a abóbora, cenoura e o rabanete)" - nutricionista Daniella Chein


Muitos benefícios nutricionais - Não é à toa que uma boa salada com legumes e verduras é um dos pratos mais saudáveis e nutritivos de todos. Segundo a nutricionista, os benefícios desses alimentos são incontáveis: "Vão desde as vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico até benefícios funcionais que, por serem alimentos ricos em fibras alimentares, ajudam a acelerar o trânsito intestinal e previnem as doenças cardiovasculares".


Verduras: Saiba quais são os alimentos desse grupo alimentar e os seus benefícios para a saúde


As verduras são conhecidas por serem alimentos de baixas calorias e também por possuírem pouca quantidade de hidratos de carbono, sendo opções saudáveis para compor diversas refeições do nosso dia.


São elas:

Alface - fortalece o sistema imunológico

É uma das folhas mais populares das nossas saladas. A alface possui diversas variações: alface roxa, crespa, americana e lisa, são alguns exemplos. Além disso, essa verdura reúne uma grande concentração de vitaminas A, C e do complexo B, substâncias responsáveis por fortalecerem o sistema imunológico, prevenindo doenças e enfermidades no organismo, como gripes e resfriados.

  • Formas de consumo: Além das saladas, a alface pode ser consumida acompanhando pratos salgados, como o tradicional hambúrguer, ou até mesmo em bebidas, como o sumo verde e chás.


Alcachofra - previne doenças cardiovasculares

É uma verdura saborosa, dona de um quadro nutricional incrível. A flor possui minerais como ferro, responsável por prevenir a anemia; o cálcio, ideal para fortalecer a saúde dos músculos e ossos