top of page

Mirtilos: uma baga cheia de nutrientes


Os mirtilos são doces, suculentos, cheios de nutrientes e podem ser comidos frescos, bem como incorporados a uma variedade de receitas.


Estas bagas têm um enorme poder antioxidante, e estão carregadas de nutrientes que só fazem bem à saúde de quem os consome.


Os frutos são pequenas bagas arredondadas de cor azul-arroxeada. Têm uma pele firme e um interior sumarento e aromático, de sabor agridoce.


COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL


Os mirtilos são uma excelente fonte de vitamina C e manganês e mesmo uma pequena quantidade destas bagas oferecem-nos uma boa quantidade de fibras. Possuem altos níveis de antioxidantes, que têm o potencial de diminuir o risco de muitas doenças e doenças causadas pelo stress oxidativo.

As antocianinas, os fitoquímicos flavonóides que têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, dão aos mirtilos a cor distintiva. Quanto mais escura a cor do fruto, maior é a sua concentração de fitoquímicos.


Por cada 100g mirtilos, obtém-se:


  • Energia: 57 kcal

  • Hidratos de carbono: 14,5g

  • Fibras: 8g

  • Proteínas: 0,7g


Os mirtilos fornecem também boas quantidades de ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, sódio, manganésio, zinco, cobre e folatos.


Com base no seu conteúdo de vitaminas e minerais, composição fitoquímica e capacidade antioxidante, os mirtilos estão entre os 20 melhores frutos e vegetais.


Quando maduros, devem ser firmes, secos e com uma cor ligeiramente empoeirada. Podem ser armazenados no frigorífico entre 10 a 14 dias e não devem ser lavados até ao momento do seu consumo.


BENEFÍCIOS DO MIRTILO


  1. SAÚDE DOS OSSOS

Micronutrientes como o ferro, cálcio e fosforo presente nos mirtilos contribuem para a construção e manutenção da estrutura e força dos ossos.

O ferro e o zinco desempenham papéis cruciais na manutenção da força e elasticidade dos ossos e das articulações.

O baixo consumo de vitamina K está associado a um maior risco de fractura óssea, enquanto ingestões adequadas de vitamina K melhoram a absorção de cálcio.

  • PREVENÇÃO DE VÁRIOS TIPOS DE CANCRO

Os poderosos antioxidantes presentes nos mirtilos ajudam a proteger as células contra danos dos radicais livres e inibem o crescimento tumoral, diminuem a inflamação no corpo e ajudam a evitar ou diminuir vários tipos de cancro, incluindo cancro do esófago, pulmão, boca, faringe, endométrio, pâncreas, próstata e cólon.