O rabanete é uma planta que pertence à família das Brassicaceae, a mesma do nabo, da couve, do agrião e da mostarda. Além de ter um teor baixo em calorias, o rabanete é um excelente aliado à saúde por vários motivos.
Em termos históricos, foram os chineses os primeiros a cultivar o rabanete, ainda durante o período Neolítico. Na verdade, diz-se que o rabanete foi dos primeiros vegetais cultivados pelo homem. Aos poucos, foi adotado pelos antigos egípcios, gregos, romanos e evoluiu para alcançar nossos pratos. O rabanete pode ser consumido tanto cru, como até levemente cozido.
Existem diferentes tipos de rabanete: o vermelho, o preto e o japonês. Todos são benéficos e bem-vindos numa alimentação saudável e equilibrada. Neste artigo vamos concentrar-nos nos benefícios dos rabanetes vermelhos, que são os mais comuns na nossa cozinha.
Afinal, quais são os seus principais benefícios do rabanete?
#1 Contribui para a perda de peso
Os rabanetes são recomendados durante uma dieta de perda de peso por várias razões. De salientar, é o seu baixo valor calórico, associado à sensação de saciedade logo após ingeridos. Isto significa que pode satisfazer a fome sem aumentar a dose calórica diária recomendada.
Por outro lado, os rabanetes têm também baixa quantidade de hidratos de carbono e mais de 90% de água. Estes são atributos ideais para quem deseja perder peso. Além disso, a quantidade elevada de fibra e o baixo índice glicémico promovem o trânsito intestinal e aumentam a eficiência metabólica durante os esforços físicos.
2# Favorece a digestão
Como é um alimento rico em fibra, facilita não só a digestão, como ajuda na retenção de líquidos e a obstipação. Especialistas defendem ainda que o rabanete promove a produção da bílis. Esta é fulcral para uma boa digestão, além de ajudar a proteger o fígado e a vesícula biliar.
Também a presença de enxofre dá ao rabanete o seu sabor característico, ligeiramente picante que estimula também a digestão. Uma das dicas para uma melhor digestão é optar pelos rabanetes com mais cor e mastigá-los muito bem.
3# Desintoxicante
O rabanete é excelente para o fígado e para o estômago, atuando como um poderoso desintoxicante. O seu consumo contribui ainda para a purificação do sangue, removendo toxinas e resíduos. Estudos defendem ainda que a ingestão de rabanete é recomendada para limpar e tonificar o fígado.
Também o rabanete é conhecido pela redução de destruição de glóbulos vermelhos no sangue. Para pessoas com este problema, o seu consumo é especialmente aconselhado, visto que aumenta a oferta de oxigénio no sangue.
4# Antioxidante e anti-inflamatório
Como já foi referido anteriormente, o rabanete pertence à família das Brassicaceae. Esta família de vegetais é conhecida pela sua riqueza em propriedades antioxidantes. O pigmento do rabanete, chamado de betalaina, é um dos responsáveis por este benefício.
O consumo de rabanete ajuda também a reduzir a temperatura do corpo e a aliviar a inflamação em caso de febre.
5# Previne problemas de trato urinário
O rabanete tem propriedades naturais diuréticas que aumentam a produção de urina, limpando toxinas. No caso de inflamação urinária, o consumo de rabanete pode também aliviar alguns dos sintomas.
Especialistas defendem que o rabanete é também favorável para os rins. As suas propriedades ajudam a eliminar as toxinas acumuladas nos rins e a diminuir a acumulação destas no sangue, reduzindo a sua concentração.
6# Pele bonita e saudável
Tem também componentes muito vantajosos para a pele. É o caso da vitamina C, fósforo, zinco e alguns complexos da vitamina B que atuam na melhoria de distúrbios cutâneos. O rabanete cru esmagado é frequentemente usado como máscara de pele, ajudando a mantê-la hidratada e com aspeto saudável.
Devido às suas propriedades desintoxicantes, o rabanete ajuda também a limpar a pele, mantendo-a livre de toxinas e contribuindo para a melhoria da secura e eventuais erupções cutâneas.
https://www.lev.pt
Comentários