top of page

Os benefícios do rabanete


O rabanete é uma planta que pertence à família das Brassicaceae, a mesma do nabo, da couve, do agrião e da mostarda. Além de ter um teor baixo em calorias, o rabanete é um excelente aliado à saúde por vários motivos.

Em termos históricos, foram os chineses os primeiros a cultivar o rabanete, ainda durante o período Neolítico. Na verdade, diz-se que o rabanete foi dos primeiros vegetais cultivados pelo homem. Aos poucos, foi adotado pelos antigos egípcios, gregos, romanos e evoluiu para alcançar nossos pratos. O rabanete pode ser consumido tanto cru, como até levemente cozido.

Existem diferentes tipos de rabanete: o vermelho, o preto e o japonês. Todos são benéficos e bem-vindos numa alimentação saudável e equilibrada. Neste artigo vamos concentrar-nos nos benefícios dos rabanetes vermelhos, que são os mais comuns na nossa cozinha.


Afinal, quais são os seus principais benefícios do rabanete?


#1 Contribui para a perda de peso


Os rabanetes são recomendados durante uma dieta de perda de peso por várias razões. De salientar, é o seu baixo valor calórico, associado à sensação de saciedade logo após ingeridos. Isto significa que pode satisfazer a fome sem aumentar a dose calórica diária recomendada.

Por outro lado, os rabanetes têm também baixa quantidade de hidratos de carbono e mais de 90% de água. Estes são atributos ideais para quem deseja perder peso. Além disso, a quantidade elevada de fibra e o baixo índice glicémico promovem o trânsito intestinal e aumentam a eficiência metabólica durante os esforços físicos.


2# Favorece a digestão


Como é um alimento rico em fibra, facilita não só a digestão, como ajuda na retenção de líquidos e a obstipação. Especialistas defendem ainda que o rabanete promove a produção da bílis. Esta é fulcral para uma boa digestão, além de ajudar a proteger o fígado e a vesícula biliar.

Também a presença de enxofre dá ao rabanete o seu sabor característico, ligeiramente picante que estimula também a digestão. Uma das dicas para uma melhor digestão é optar pelos rabanetes com mais cor e mastigá-los muito bem.




3# Desintoxicante


O rabanete é excelente para o fígado e para o estômago, atuando como um poderoso desintoxicante. O seu consumo contribui ainda para a purificação do sangue, removendo toxinas e resíduos. Estudos defendem ainda que a ingestão de rabanete é recomendada para limpar e tonificar o fígado.

Também o rabanete é conhecido pela redução de destruição de glóbulos vermelhos no sangue. Para pessoas com este problema, o seu consumo é especialmente aconselhado, visto que aumenta a oferta de oxigénio no sangue.


4# Antioxidante e anti-inflamatório


Como já foi referido anteriormente, o rabanete pertence à família das Brassicaceae. Esta família de vegetais é conhecida pela sua riqueza em propriedades antioxidantes. O pigmento do rabanete, chamado de betalaina, é um dos responsáveis por este benefício.

O consumo de rabanete ajuda também a reduzir a temperatura do corpo e a aliviar a inflamação em caso de febre.