5 utilizações surpreendentes do bicarbonato de sódio na horta que você não conhecia

O bicarbonato de sódio na horta: um grande aliado


Este ingrediente é indispensável na sua cozinha, tal como o sal, o limão e/ou o vinagre. Mas será que sabia que pode utilizar bicarbonato de sódio na horta e jardim?

Aqui ficam 5 exemplos de utilizações do bicarbonato de sódio na sua horta ou jardim.



Dica 1: Utilize o bicarbonato de sódio na horta como fungicida


Sabia que o bicarbonato de sódio pode agir como fungicida natural combatendo algumas doenças que surgem nas suas plantas. Na lista abaixo, enuncio duas doenças de plantas em que o bicarbonato de sódio pode ser eficaz.


  • Podridão cinzenta


Esta é uma doença  causada pelo fungo Botrytis cinerea que é um parasita de vários hospedeiros, comportando-se também como saprófita de detritos vegetais húmidos em decomposição. Esta doença manifesta-se pela formação de uma massa “tipo algodão” de cor castanha-acinzentada, que provoca a decomposição de flores, frutos bem como outros tecidos das das plantas. Este fungo “ataca” mais frequentemente a cultura do morando, brócolo e roseiras.


  • Míldio


Esta doença atua de formas distintas e através de diversos parasitas. O míldio costuma atacar principalmente a vinha mas pode atacar outras culturas como hortícolas por exemplo. Esta doença  provoca manchas nas folhas e desvitalização da planta.

É uma doença que surge habitualmente nas Primaveras muito chuvosas, quando se verifica a “regra dos três 10”:


  • temperatura superior a 10ºC;

  • precipitação acima de 10 milímetros;

  • pâmpanos com mais de 10 centímetros;


Receita para usar o bicarbonato de sódio na horta como fungicida

Use o bicarbonato de sódio na horta como um fungicida natural da seguinte forma:


  • 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

  • 5 litros de água

  • Misture a quantidade acima indicada de bicarbonato de sódio e dissolva-a em 5 litros de água. 


Através de um pulverizador ou borrifador, aplique sobre as plantas/culturas afectadas pelas doenças causadas por este fungo.


Dica 2: Controlo de plantas infestantes


O controlo de infestantes é uma preocupação cada vez mais crescente em grande parte dos agricultores e técnicos agrícolas, uma vez que o seu aparecimento compromete o crescimento e bom desenvolvimento das culturas.


De facto, existem várias definições de infestantes que se prendem com diferentes critérios, como “plantas fora do local e cuja sementeira não foi intencional“, “plantas que se desenvolvem onde não são desejadas“, “plantas cujas virtudes ainda não foram descobertas“, “plantas que são competitivas, persistentes, perniciosas e interferem negativamente com a actividade humana“.


De forma mais simplista, as plantas infestantes são definidas como qualquer planta que está adaptada ao habitat alterado pelo Homem e que interfere negativamente na sua atividade”.


Se quer eliminar as plantas infestantes de forma mais natural e sustentável, evite gastar dinheiro na compra de herbicidas e experimente  fazê-los em casa. Para isso experimente colocar  algumas “colheres de chá” de  bicarbonato de sódio  onde elas costumam crescer e repita o processo até não observar mais “rasto” delas.


Dica 3: Teste de pH do seu solo


Experimente humedecer a terra com um pouco de água e colocar 2 a 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio na amostra do solo.

Caso surjam “bolhas de ar”/ efervescência, o pH está abaixo de 7, ou seja,  o solo está ácido.


Dica 4: Matar a lagarta-da-couve


A lagarta-da-couve é uma larva de cor verde e é um exemplo de uma grande  ameaça para as brássicas e pode  causar grandes devastações na horta. Para minimizar estes danos, coloque  bicarbonato de sódio em redor das plantas afectadas ou sobre as lagartas que encontrar na sua horta que fará com que elas sequem!


Deve repetir o procedimento que referir sempre que se justificar.


Dica 5: Acabar com as lesmas na sua horta


As lesmas e caracóis  pertencem à categoria de pragas agrícolas que deixam qualquer agricultor de cabelos em pé! Estas aparecem sobretudo no Verão após períodos de chuva consideráveis pelo que os agricultores tem procurado por métodos de combate eficazes e cada vez mais sustentáveis. As lesmas tem diferentes tamanhos e colorações. As de maiores dimensões são normalmente castanhas e vermelhas . As lesmas mais problemáticas são as de menores dimensões que são normalmente cinzentas, castanhas ou negras. Estas escondem-se durante o dia na terra solta dos canteiros e apenas “atacam” à noite. Por terem cores escuras confundem-se facilmente com a terra utilizando este facto para se camuflarem e dessa forma impedirem que sejam descobertas e destruindo as alfaces mais tenras e outros legumes.


Para acabar com as lesmas na sua horta, polvilhe-as  com bicarbonato de sódio e terá o problema resolvido.



http://acientistaagricola.pt

2,292 visualizações

© 2020 Cooagrical 

CONTACTOS

Sede:    

Rua da Palmeira, nº9

Cruz Armada -Imaginário

2500 - 292 Caldas da Rainha

Tel: 262 830 250

 

Loja:

Rua do Sacramento, nº 12

2500-182 Caldas da Rainha

Tel: 262 842 145

Email:

geral.cooagrical@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
SIGA-NOS EM