top of page

5 utilizações surpreendentes do bicarbonato de sódio na horta que você não conhecia

O bicarbonato de sódio na horta: um grande aliado


Este ingrediente é indispensável na sua cozinha, tal como o sal, o limão e/ou o vinagre. Mas será que sabia que pode utilizar bicarbonato de sódio na horta e jardim?

Aqui ficam 5 exemplos de utilizações do bicarbonato de sódio na sua horta ou jardim.



Dica 1: Utilize o bicarbonato de sódio na horta como fungicida


Sabia que o bicarbonato de sódio pode agir como fungicida natural combatendo algumas doenças que surgem nas suas plantas. Na lista abaixo, enuncio duas doenças de plantas em que o bicarbonato de sódio pode ser eficaz.


  • Podridão cinzenta


Esta é uma doença  causada pelo fungo Botrytis cinerea que é um parasita de vários hospedeiros, comportando-se também como saprófita de detritos vegetais húmidos em decomposição. Esta doença manifesta-se pela formação de uma massa “tipo algodão” de cor castanha-acinzentada, que provoca a decomposição de flores, frutos bem como outros tecidos das das plantas. Este fungo “ataca” mais frequentemente a cultura do morando, brócolo e roseiras.


  • Míldio


Esta doença atua de formas distintas e através de diversos parasitas. O míldio costuma atacar principalmente a vinha mas pode atacar outras culturas como hortícolas por exemplo. Esta doença  provoca manchas nas folhas e desvitalização da planta.

É uma doença que surge habitualmente nas Primaveras muito chuvosas, quando se verifica a “regra dos três 10”:


  • temperatura superior a 10ºC;

  • precipitação acima de 10 milímetros;

  • pâmpanos com mais de 10 centímetros;


Receita para usar o bicarbonato de sódio na horta como fungicida

Use o bicarbonato de sódio na horta como um fungicida natural da seguinte forma:


  • 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

  • 5 litros de água

  • Misture a quantidade acima indicada de bicarbonato de sódio e dissolva-a em 5 litros de água. 


Através de um pulverizador ou borrifador, aplique sobre as plantas/culturas afectadas pelas doenças causadas por este fungo.


Dica 2: Controlo de plantas infestantes


O controlo de infestantes é uma preocupação cada vez mais crescente em grande parte dos agricultores e técnicos agrícolas, uma vez que o seu aparecimento compromete o crescimento e bom desenvolvimento das culturas.


De facto, existem várias definições de infestantes que se prendem com diferentes critérios, como “plantas fora do local e cuja sementeira não foi intencional“, “plantas que se desenvolvem onde não são desejadas“, “plantas cujas virtudes ainda não foram descobertas“, “plantas que são competitivas, persistentes, perniciosas e interferem negativamente com a actividade humana“.


De forma mais simplista, as plantas infestantes são definidas como qualquer planta que está adaptada ao habitat alterado pelo Homem e que interfere negativamente na sua atividade”.


Se quer eliminar as plantas infestantes de forma mais natural e sustentável, evite gastar dinheiro na compra de herbicidas e experimente  fazê-los em casa. Para isso experimente colocar  algumas “colheres de chá” de  bicarbonato de sódio  onde elas costumam crescer e repita o processo até não observar mais “rasto” delas.


Dica 3: Teste de pH do seu solo


Experimente humedecer a terra com um pouco de água e colocar 2 a 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio na amostra do solo.

Caso surjam “bolhas de ar”/ efervescência, o pH está abaixo de 7, ou seja,  o solo está ácido.


Dica 4: Matar a lagarta-da-couve